dor de dente
logo abaixo, você terá um artigo informativo para saber mais sobre dor de dente:
- quais são as principais causas para a dor de dente?
- sintomas de dor dentária
- por que ela surge?
- doenças causadas pela má higiene bucal
- qual o tratamento mais eficaz?
- método caseiro para aliviar a dor de dente
- dicas para prevenir a dor dental
- quando se deve ir a um profissional
- problemas na articulação temporomandibular
- onde encontrar uma clínica qualificada
conheça mais sobre outros tratamentos:bigode chinês,aparelho dentário,clareamento dental caseiro,enxerto ósseoeclareamento dental.
é comum que em alguma etapa da vida o ser humano sinta alguma dor dentária, mandibular ou até mesmo na gengiva. essa dor pode ser ocasionada por diversos fatores, sendo necessário descobrir a causa antes de optar por um tratamento. quem possui dores como esta, sempre a descrevem como incômoda e latejante, sendo necessário se atentar aos sintomas e procurar por uma ajuda profissional.
quais são as principais causas para a dor de dente ?
há uma variedade de motivos que podem ser contribuintes para que homens e mulheres sintam dores dentárias. por ser uma dor muito desconfortante, é quase impossível que o indivíduo a suporte sem algum tipo de tratamento, seja através de métodos caseiros ou profissionais. as pessoas que tendem a sentir uma dor dentária sempre a descrevem como insuportável, intensa, aguda, muito forte, infernal, latejante e até mesmo pulsante.
sintomas de dor dentária
quem viu dor de dente , também acessou:preenchimento labial preço,tártaro no dente,aparelho branco,moldeira para clareamentoedisfunção temporomandibular.
além da dor no próprio dente, os sintomas podem incluir a dor em torno do dente ou até mesmo na gengiva. a dor causada pelos dentes podem ser com muita intensidade ou moderada mas constante, porém algumas pessoas só sentem a dor quando exerce pressão na área afetada.
os sintomas podem ser variados, que vão desde inchaço da gengiva ao redor do dente afetado, febre ou dor de cabeça e até mesmo um corrimento na área do dente afetado devido a uma possível infecção. é aconselhável procurar por um profissional da área caso o sintomas ultrapasse o período de dois dias.
por que ela surge?
a dor de dente pode ser ocasionada devido a diversos fatores, dentre eles estão:
má higiene oral
quando o indivíduo não realiza a higiene bucal de forma qualificada, isso pode resultar em grandes problemas. há uma variedade de doenças que surgem por conta dessa falta de higiene, como por exemplo:
- mau hálito;
- gengivite;
- aftas;
- periodontite;
- endocardite bacteriana.
lesão dental
quando se ocorre uma lesão na região do maxilar, isso pode afetar de maneira significativa na sua saúde bucal. quando se machuca a região, pequenas fraturas pode ocorrer nos dentes ou na raiz, não sendo identificadas a olho nu mas ocasionando em grande dor.
cáries dentárias
a cárie é uma cavidade na camada externa dos dentes (esmalte e dentina). a princípio, ela pode ocasionar apenas sensibilidade do dente ao quente e ao frio, porém, tende a se agravar e fazer com que as pessoas sintam uma “verdadeira” dor de dente se tiver atingido a polpa do dente e ter dado origem a uma infecção.
doenças das gengivas
as principais características desse problema é a inflamação na gengiva e perda óssea que ocorrem ao redor dos dentes. no caso da periodontite por exemplo, ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana ao redor da linha da gengiva. as bactérias na placa liberam toxinas que são prejudiciais para a gengiva, consequentemente levando a uma infecção. é necessário se atentar a todos os sintomas, po as vezes a “ dor de dente ” pode significar um estado avançado de uma doença gengival, que caso não seja tratada pode levar à perda de dentes.
infecções ou erupção de dentes
quando ocorre um impacto e pressão muito forte nos dentes, a pressão pode acarretar em grande dor dentária. é comum que isso ocorra nos dentes molares e sisos, pois quando começam a “nascer” e “rasgar” a gengiva, faz com que ocorra a dor de dente e consequentemente uma pressão.
qual o tratamento mais eficaz?
o tratamento pode variar de acordo com o problema que a pessoa possui, sendo necessário obter um diagnóstico preciso para que possa certificar o problema e consequentemente indicar qual o melhor método de tratamento.
é comum que os profissionais da área de odontologia indiquem medicamentos como aspirina, paracetamol, ibuprofeno ou outros antiinflamatórios/analgésicos para aliviar a dor, porém dependendo da gravidade do caso o dentista pode optar por outras linhas de tratamento que não medicamentosa.
é importante que ao perceber os sintomas, as dores sejam tratadas logo em seguida, para que assim possa obter uma melhoria na qualidade de vida e até mesmo uma saúde bucal, evitando que possíveis infecções se espalhem.
doenças causadas pela má higiene bucal
há uma variedade de doenças que são causadas devido a má higiene, sendo necessário se atentar aos sintomas e optar por uma melhoria na escovação. as doenças são:
cáries:
as cáries tendem a surgir devido aos resíduos de alimentos que ficam nos dentes, atraindo bactérias e causando a produção de ácido que podem destruir a estrutura dental. apesar de ser um problema muito comum durante a infância, ela pode afetar pessoas de qualquer faixa etária.
quando não tratada rapidamente, a cárie pode evoluir de forma significativa e desenvolver até mesmo uma infecção. lembrando que a má alimentação e o uso de alguns medicamentos, podem tornar os dentes sensíveis e suscetível a cáries.
mau hálito:
o mau hálito está devidamente relacionado com a má higiene bucal, boca seca e até mesmo a ingestão de alguns alimentos. é comum que este problema se agrave no período da manhã devido a menor produção de saliva durante o sono. o problema não causa grandes consequências físicas, mas pode abalar profundamente a autoestima e influenciar no convívio pessoal.
aftas:
apesar de não ter uma causa específica para o aparecimento das aftas, sabe-se que a má higiene bucal contribui para o surgimento e dificultar a cura. os ferimentos que surgem na boca tende a causar grande dor e desconforto, principalmente na hora de ingerir um alimento. normalmente as aftas não precisam de um tratamento específico e podem desaparecer em até duas semanas.
gengivite:
um dos problemas bucal que é muito comum na população brasileira é a gengivite, que pode até evoluir para periodontite se não for tratada da forma correta. a gengivite surge após o acúmulo de placa bacteriana, causando uma grande inflamação na gengiva e resultando em vermelhidão, inchaço e sangramento. caso essa placa bacteriana que se forma não for removida, ocorre um processo de endurecimento, resultando em tártaro,
que se adere ao dente e pode destruir progressivamente as estruturas que sustentam os dentes.
periodontite:
a periodontite é uma inflamação causada pela evolução da gengivite que não foi tratada de forma correta, tendo como principal sintoma o sangramento, sensibilidade, mau hálito, retração da gengiva e até mesmo perda do dente. é importante evidenciar que a doença periodontal não apresenta sintomas, devido a isso, é importante realizar consultas regulares com o dentista, para que assim possa identificar o problema antes que ele afete a sua estrutura dentária.
endocardite bacteriana:
a endocardite bacteriana é uma infecção que afeta diretamente o coração, podendo levar até mesmo a morte. um simples sangramento bucal pode permitir que as bactérias entrem no sistema sanguíneo e atinjam válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento interno do coração. pessoas que tenham predisposição a obter problemas no coração deve consultar um médico e um dentista regularmente, tomando cuidados extras na higiene diária.
método caseiro para aliviar a dor de dente
há uma variedade de procedimentos que podem ser feitos para reduzir a intensidade das dores. os métodos caseiros podem ajudar de maneira significativa no tratamento, auxiliando na redução da intensidade das dores.
óleo de cravo da índia
ao utilizar o produto, é importante que o seu médico esteja ciente do seu uso e indique uma dosagem correta, pois uma dose maior pode causar complicações e até mesmo envenenamento.
água morna com um pouco de sal
enxaguar a boca com água morna e sal ajuda a melhorar na limpeza da boca e auxilia no tratamento de infecções, caso seja essa a causa da dor de dente .
alho amassado
deve ser aplicado junto ao dente dolorido.
bolsa de gelo
segurar uma bolsa de gelo no rosto no local da dor ameniza o desconforto.
chá de pitanga
pode ser ingerido até 3 vezes ao dia.
malva
assim como o alho, a malva deve ser aplicada junto ao dente dolorido.
chá
fazer bochechos com chá de losna ou com chá de macela e própolis alivia a dor de forma significativa.
arruda
dever ser utilizado amassado com um pouco de água e aplicado junto com um algodão próximo ao dente dolorido.
hortelã
o sumo da planta pode ser aplicado sobre a área da dor junto com um algodão
ao fazer o uso de qualquer um dos métodos caseiros, é importante notificar o seu médico do uso.
dicas para prevenir a dor dental
é difícil assegurar que a dor de dente passará com um método específico, pois procurar por um profissional da área é o mais indicado. ter boas práticas de higiene oral pode ajudar a prevenir, porém não há como certificar que a dor não ocorrerá.
escovar de forma correta e frequente os dentes, utilizar fio dental e até mesmo um bom enxaguante bucal pode ser ótimo começo. visite o seu dentista regularmente, realize limpezas profissionais e até mesmo um tratamento com flúor.
limitar a ingestão de alimentos que são ricos em açúcar, ajuda a diminuir a hipótese de sofrer com a dor.
quando se deve ir a um profissional
é importante que ao notar os sintomas procure por um dentista, evitando assim qualquer problema posterior que possa ocorrer. o profissional do ramo odontológico irá indicar qual o tratamento mais eficaz para acabar com a sua dor, identificando a causa do problema e consequentemente indicando o método mais eficaz para eliminá-lo.
problemas na articulação temporomandibular
além das dores de dente tradicionais, um dos problemas que ocasionam grande dor para as pessoas é a atm. a articulação temporomandibular ou atm, é uma articulação que liga o maxilar ao crânio e é responsável por proporcionar o movimento da mandíbula, seja ele para trás, para frente ou para os lados.
quando esta articulação não exerce a sua função de forma correta, isso resulta em grande dor e desconforto, fazendo com que a pessoa sinta que a sua mandíbula está fora do lugar, podendo travar e fazer estalos por algum instante, a causa desta disfunção não é possível ser identificada.
quem tem problemas com esta articulação tende a apresentar muitos sinais e sintomas, como por exemplo:
- dores de cabeça, ouvido e pressão atrás dos olhos;
- sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
- dor ao bocejar ou mastigar;
- flacidez dos músculos da mandíbula.
quem possui essa dor, deve se atentar aos sintomas, pois há diversos procedimentos que podem ajudar a amenizar a dor, como:
- utilizar relaxantes musculares ou anti-inflamatórios;
- reduzir os efeitos prejudiciais de travamentos ou rangidos através de um aparelho específico;
- procurar por técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula;
- recorrer a uma cirurgia na articulação.
o primeiro passo para garantir um procedimento realizado da maneira correta é procurar um profissional especializado e uma clínica de confiança para a realização de cada uma das etapas, desde a parte dos exames para detectar as necessidades de cada paciente, até outros procedimentos que podem ser necessários.
com uma ampla experiência em diferentes áreas da odontologia, a consulta ideal atua no ramo de estética facial e dentária, possuindo diversas especialidades e profissionais para cada uma delas, visando garantir o melhor tipo de tratamento para oferecer não só um sorriso e aparência mais bonita, mas também a melhoria da sua saúde bucal como um todo. para solicitar uma avaliação é muito simples, basta entrar em contato pelo telefone: (11) 3459-2090.