tratamento dtm
a dtm é um distúrbio que afeta grande parte da população, influenciando na qualidade de vida. veja abaixo como tratar essa disfunção.
- o que é dtm?
- causas da dtm
- sintomas da dtm
- tratamento dtm
o que é dtm?
a dtm (disfunção temporomandibular) é um problema na articulação que liga a mandíbula ao crânio (atm), acarretando em mal funcionamento dessa região e dificultando as tarefas funcionais.
a atm está localizada atrás dos ouvidos e é formada por disco articular, fossa mandibular, eminência articular do osso temporal, líquidos sinovial, ligamentos, cápsula articular e cabeça da mandíbula. é o ligamento mais acionado e movimentado do nosso corpo.
causas da dtm
as causas mais comuns que desencadeiam uma disfunção temporomandibular são: fraturas/traumas na região do rosto/mandíbulas/cabeça, luxações mandibulares, artrite na articulação, malformações, problemas cognitivos ou patológicos e questões relacionadas a idades avançadas. há também casos de distúrbios causados por dificuldades emocionais como crises de ansiedades, nível elevado de estresse, insônias e casos como apnéia do sono.
sintomas da dtm
pacientes que sofrem com uma disfunção temporomandibular dentre os sintomas mais comuns podem desencadear:
- dores na mandíbula;
- dores de cabeça;
- dores e/ou zumbidos no ouvido;
- estalos e/ou ruídos na atm;
- dor ou dificuldade ao abrir e fechar a boca;
- alguns casos mais agravantes temos: problemas de insônia e até depressão (principalmente se o problema derivar de causas emocionais).
a dtm de uma forma geral é caracterizada por dificuldades em praticar funções simples da mandíbula, como falar, mastigar, cantar e etc.
tratamento dtm
para tratamento dtm diversos recursos são utilizados, tais como:
- prescrição de medicamentos/analgésicos para alívio da dor e desconforto;
- complexas de gelo;
- complexas de calor;
- fisioterapias funcionais;
- massagens mandibulares;
- terapias de relaxamentos musculares;
- e a cirurgia.
como todos os outros tratamento médicos, é orientado pelos profissionais a adesão ordenada dos procedimentos mais simples aos mais complexos.
as cirurgias normalmente são o último recurso para tratar as disfunções e é indicada em casos mais agravantes como fraturas ósseas e luxações mandibulares. para um melhor tratamento é recomendável que o paciente procure um especialista. profissionais odontologistas, otorrino, psiquiatra e médicos clínicos normalmente são capazes de identificar essas anomalias.
para diagnóstico da disfunção temporomandibular é realizado o exame físico e complementares, como exame de sangue, ressonâncias e panorâmicas, conseguindo assim apontar o estágio do problema.