Restauração dental
Veja abaixo o que é e como é realizado a restauração nos dentes.
- O que é Restauração dental?
- Como a Restauração dental é realizada?
- Quais os cuidados após o procedimento?
- Como saber da necessidade de uma Restauração dental?
O que é Restauração dental?
A restauração, conhecida popularmente como obturação, é o procedimento realizado para recuperar o dente afetado pela cárie e placas bacterianas, eliminando as dores de dente, incômodos e recuperando a qualidade de vida.
Como a Restauração dental é realizada?
O primeiro passo para a Restauração dental é o diagnóstico do dentista. Quando descoberto o problema, o dentista realiza a limpeza do dente e aplica o material de restauração, fechando o “buraco” causado pelas bactérias.
Há quatro tipos de materiais que podem ser usados nesse tipo de procedimento, e são caracterizados basicamente por:
- Restauração de ouro: É feita em laboratório e o material é resistente, podendo durar até 20 anos;
- Restauração de prata: É caracterizado principalmente por uma cor escura, desta forma não é utilizada nos dentes posteriores. A restauração de prata é acessível e duradoura;
- Restauração Resinas compostas: A resina é basicamente da cor natural do dente do ser humano, passando despercebido. Porém, o tempo de duração é menor que os outros procedimentos, em média até 10 anos;
- Restauração de porcelana: Esse procedimento, assim como a resina, se aproxima do aspecto natural do dente, propiciando um resultado satisfatório.
Legenda: Restauração de prata
Quais os cuidados após o procedimento?
Após a restauração, o paciente deve tomar alguns cuidados, tais como:
- Ingerir bastante líquido;
- Manter uma alimentação saudável;
- Higienizar corretamente os dentes;
- Evitar alimentos muito consistente, pois pode agravar a sensibilidade do dente durante a recuperação;
- É importante seguir todas as recomendações médicas e qualquer anormalidade acionar o dentista.
Após a restauração, é normal que o dente fique muito mais sensível que o normal e o paciente pode sentir leves incômodos e dores. Normalmente esses sintomas diminuem dentro de duas semanas, se não passar é hora de buscar auxílio do odontologista.
Como saber da necessidade de uma Restauração dental?
Para entender e saber se há ou não necessidade de uma Restauração dental, é de suma importância que o paciente procure por uma avaliação profissional. Com os exames e testes corretos, o dentista conseguirá determinar isso.
A Consulta Ideal atua com maestria e excelência em seus procedimentos, sempre priorizando a qualidade de vida de seus pacientes. Não perca mais tempo e cuide do seu bem-estar, agende já a sua avaliação.