ortognática
conheça tudo sobre a cirurgia ortognática no texto abaixo:
- afinal, o que é a cirurgia ortognática ?
- quando se deve procurar por esse tipo de cirurgia?
- como é realizada a cirurgia?
conheça mais sobre outros tratamentos:bruxismo,aparelho dentário,cirurgia ortognática,enxerto ósseo dentário recuperaçãoecirurgia ortognática preço.
a procura por um sorriso perfeito e um rosto bonito e em harmonia tem ganhado procura cada vez maior, o que muitas pessoas não sabem é que alguns desses bons resultados podem ser obtidos através de procedimentos na área da odontologia. muitas pessoas sentem medo da dor, do tempo de tratamento, ou mesmo de realizar procedimentos com dentistas e por isso, acabam deixando de fazê-los, e quando o assunto é a cirurgia ortognática esse medo se torna ainda mais frequente.
uma paciente que procura pela cirurgia ortognática pode estar em busca por recomendação do seu próprio dentista, ou simplesmente por se sentir incomodado com a sua aparência, o que pode impactar também diretamente em sua autoestima. esse tipo de problema na mandíbula e/ou maxilar também costuma causar desconfortos ao sorrir, morder e mastigar. por isso, cada vez mais pessoas buscam essa cirurgia que visa devolver uma aparência mais bonita, além de uma vida mais confortável.
afinal, o que é a cirurgia ortognática ?
a definição de cirurgia ortognática vem das palavras gregas “orto”, que significa exato, correto, e “gnatos” que vem de maxilares. portanto, esse tipo de cirurgia nada mais é que um procedimento feito para devolver a melhor relação aos seus maxilares, deixando-os na posição correta de acordo com o seu rosto, garantindo pontos como: melhora na estética facial e também melhor oclusão (mordida), que quando não funciona da maneira correta pode acarretar também outros problemas como dores, má digestão, entre outros.
ainda que haja uma função específica, essa não é uma cirurgia realizada de forma isolada, ela faz parte de um tratamento ortodôntico cirúrgico. normalmente a cirurgia ortognática é combinada com um tratamento ortodôntico, tratamento ortodôntico, já que a parte de movimentação das mandíbulas também envolve o movimento dos dentes, por isso, requer um tratamento especial para que todo o resultado seja o melhor possível. entre 25% e 30% da população apresenta algum grau de desarmonia facial e por isso necessitam de tratamentos e até mesmo intervenções cirúrgicas como essas.
quando se deve procurar por esse tipo de cirurgia?
alguns desequilíbrios faciais e dificuldades existentes podem ser resolvidos com a cirurgia ortognática , como por exemplo:
- maçãs do rosto “afundadas”;
- mandíbulas/queixo muito grandes ou muito pequenos;
- queixo projetado para dentro;
- aparência desproporcional da face;
- dor recorrente nas mandíbulas;
- lesões ou problemas de nascença que afetem as mandíbulas;
- mordida aberta, onde os dentes superiores e inferiores não se encaixam;
- dificuldades na mastigação ou mordida;
- problemas na fala;
- desgaste excessivo dos dentes.
ainda que seja sinais de que você necessita desse tipo de cirurgia, para ter a confirmação é necessário sempre contar com uma avaliação exata realizada por um ortodontista e, principalmente, por um cirurgião maxilofacial para que ele possa decidir se há ou não a necessidade da realização desse tipo de procedimento.
normalmente essas diferenças no rosto causadas pelo desalinhamento das mandíbulas costuma ficar mais aparente na fase de crescimento, se estabilizando na fase adulta, podendo comprometer a beleza e a harmonia do rosto do paciente, por isso, é nessa fase que as cirurgias costumam ser mais realizadas. no entanto, ela também pode ser realizada em crianças que possuam grandes deformidades na face ou em pacientes idosos.
como é realizada a cirurgia?
realizada com a função de colocar os maxilares na melhor posição possível, a cirurgia ortognática garante a melhora não só na aparência do paciente, como também na saúde das articulações temporomandibulares, dos tecidos bucais, da respiração, das funções da fala e da mastigação e da oclusão (mordida).
antes de realizar a cirurgia é feito um planejamento onde a cirurgia é toda planejada no computador de forma que é possível ter noção de como serão os resultados, além de garantir que todo o procedimento seja realizado de forma precisa através de toda a tecnologia e softwares disponíveis para ajudar nesse tipo de trabalho.
a cirurgia ortognática é realizada em ambiente hospitalar e normalmente o tempo de duração varia entre 2 a 4 horas, dependendo da necessidade de mudança de cada paciente. por ser realizada toda por dentro da boca, a cirurgia não deixa nenhum tipo de cicatriz, ela altera a forma da mandíbula, maxila e cornetos até que eles cheguem na posição ideal para o rosto do paciente.
quem viu ortognática , também acessou:branquear os dentes,preenchimento labial antes e depois,cirurgia ortognática antes e depois,tipos de clareamento dentalecirurgia buco maxilo facial.
depois da realização do processo completo de realinhamento das mandíbulas, o cirurgião irá fixá-las novamente com chapas, fios e parafusos. esse é considerado um processo minucioso e que necessita de extremo cuidado e atenção, já que o médico altera décimos de milímetros dentro da boca para que os resultados sejam os esperados. por isso, é essencial encontrar profissionais especializados nesse tipo de cirurgia.
se você deseja obter mais informações sobre todos os procedimentos, entre em contato agora e conheça mais sobre a consulta ideal, uma clínica que trabalha com profissionais de todas as áreas da odontologia!