Odontologia restauradora
Nesse artigo você encontrará mais informações sobre Odontologia restauradora:
- Do que trata a Odontologia restauradora?
- Qual a importância de restaurar os dentes?
- Como saber se preciso de uma restauração?
- Como são feitas as restaurações?
- Tipos de restaurações que existem
Ter dentes bonitos e a saúde bucal em dia pode ser mais fácil do que você imagina, já que os principais cuidados com a saúde do sorriso começam pelo próprio paciente através da escovação e higienização realizadas diariamente e após as refeições. No entanto, realizar visitas periódicas a um consultório odontológico também é importante para tratar de alguns problemas invisíveis aos olhos de quem não é um profissional.
Extração de cáries, limpezas, entre outros procedimentos fazem parte da rotina odontológica e são essenciais para garantir ainda mais a saúde bucal do paciente, como também evitar que se tornem problemas maiores podendo prejudicar os dentes. A Odontologia restauradora, por exemplo, é uma das muitas áreas necessárias para garantir ainda mais os cuidados necessários com a sua boca.
Do que trata a Odontologia restauradora?
A Odontologia restauradora é uma área que representa um papel central e muito importante no restabelecimento do equilíbrio estético e funcional da boca. O foco principal dessa área é sim a estética, ainda que a restauração dos dentes também seja uma medida de extrema importância para a saúde da boca.
Essa área tem como foco tratar as alterações dos dentes e tecidos circunvizinhos, ou seja, trata de doenças como cáries, problemas relacionados à estrutura dental e alterações de forma (textura e cor). As restaurações são realizadas para devolver ao paciente a saúde, estética, função e anatomia perfeita dos dentes.
A Odontologia restauradora possui muitas utilidades atualmente, servindo para diversos fins e podendo ser aplicada também com diferentes materiais. Como o próprio nome sugere, essa área serve para restaurar o que tiver de errado no dente, desde a parte estética até a parte funcional, visando garantir a saúde do dente.
Qual a importância de restaurar os dentes?
A restauração é importante pois evita e trata de alguns problemas, como:
- Eliminar cáries;
- Evitar dor de dente;
- Recuperar o formato dos dentes;
- Melhorar a aparência.
A Odontologia restauradora é indicada para tratar casos de dentes com cárie muito profunda, dente quebrado ou trincado, dentes com manchas devido a medicamentos ou dentes com sensibilidade devido à perda de material que o protege.
Existem também casos em que a restauração não é indicada, pois neles entram outros tipos de tratamentos, dentre esses casos estão os seguintes:
- Quando os dentes possuem cárie muito profunda ou que já contaminou a polpa;
- Em dentes com lesões apicais como granuloma ou cisto;
- Em dentes que perderam muito material dentário e que a restauração precisará ser maior que o que sobrou do dente;
- Dentes com problemas gengivais que possam comprometer a integração da restauração com o dente.
Como saber se preciso de uma restauração?
O primeiro passo para saber se você necessita de uma restauração é procurar um dentista para uma avaliação comum. Ele avaliará se você possui alguma cárie através de uma avaliação de cada dente utilizando um pequeno espelho para examiná-los. Qualquer anormalidade no dente será examinada com instrumentos especiais. Além disso, o dentista também poderá solicitar uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela.
Como são feitas as restaurações?
No procedimento de restauração de um dente cariado o dentista primeiro remove a parte deteriorada e limpa a área atingida. Depois disso ele irá limpar a cavidade e a restauração será feita com um dos materiais escolhidos. Para esse procedimento não existe um tipo ideal para todas as pessoas, o melhor tipo de material será determinado pela extensão do preparo, já que certos materiais podem causar alergias em algumas pessoas e ele também pode variar de acordo com o local da boca que precisa de restauração. Outro ponto que pode mudar a escolha do material é o seu custo.
Tipos de restaurações que existem:
- Restaurações de ouro: é considerado o melhor material para restauração, no entanto, também é mais caro, requer mais cuidados e visitas ao dentista;
- Restaurações de amálgama (prata): são mais baratas e também resistentes. Devido à sua cor escura não é utilizada em áreas muito visíveis;
- Resinas compostas (plástico): são mais próximas à cor do dentes e são utilizadas quando se deseja ter uma aparência mais natural. Esse é o tipo de material mais indicado para pequenas restaurações;
- Restaurações de porcelana: chamadas de facetas, elas combinam mais com a dor natural dos dentes e são resistentes à manchas, normalmente também cobre a maior parte do dente.
Onde encontrar a área de Odontologia restauradora?
Quem necessita de uma restauração ou deseja realizar uma avaliação, não pode deixar de conhecer a Consulta Ideal, um consultório que trabalha com profissionais especializados nessa área.