o que e bruxismo e como tratar
O bruxismo é um distúrbio que afeta 15% da população causando dores e problemas emocionais. Veja abaixo O que e bruxismo e como tratar para recuperar uma vida saudável.
- Mas, afinal, O que e bruxismo e como tratar ?
- Causas do bruxismo
- Como é diagnosticado o bruxismo?
- Prevenção do bruxismo
Mas, afinal, O que e bruxismo e como tratar ?
O bruxismo é o ato inconsciente de ranger ou pressionar os dentes. É mais comum durante o sono, porém, temos casos de briquismo que ocorre durante o dia.
O distúrbio pode ser tratado com o uso de um aparelho feito com silicone ou acrílico, e consiste em separar as arcadas dentárias, evitando desta forma, o impacto causado pelo ranger. É utilizado durante o sono e em casos de briquismo grave, pode ser colocado durante alguns minutos ou até mesmo horas ao longo do dia.
Outras formas de tratar o bruxismo são: as práticas de exercícios e atividades físicas, terapias de relaxamento muscular e analgésicos para alívio das dores.
Causas do bruxismo
As causas do bruxismo constantemente estão relacionadas com problemas emocionais e/ou psicológicos, tais como: crises de ansiedade, estresses, tensões, malformações e efeitos colaterais de certos remédios (como os antidepressivos), bebidas alcoólicas e cigarros.
Como é diagnosticado o bruxismo?
O bruxismo pode ser identificado através do exame polissonográfico que aponta distúrbios do sono.
Normalmente o paciente que possui bruxismo não se dá conta do transtorno até que é pontuado por algum parente ou amigo sobre o barulho que faz ao dormir (ranger dos dentes). Dentes “moles” pela manhã, dores na mandíbula, cabeça, arcada dentária e pescoço também podem indicar sinais de bruxismo.
É de suma importância que em qualquer dessas circunstâncias, o paciente procure um profissional para melhor tratar do problema.
Prevenção do bruxismo
Em grande parte dos casos, o bruxismo é causado devido a problemas psicológicos e emocionais. Desta forma, alguns processos para prevenir o distúrbio são:
- Praticar atividades físicas: Aquela corrida matinal não te ajuda apenas a aumentar a auto-estima, mas também, a manter um equilíbrio emocional saudável relaxando os músculos e melhorando a qualidade de vida;
- Manter uma dieta saudável: A alimentação auxilia na manutenção corporal e da saúde;
- Priorizar os hobbies: Leitura, viagens, lutas esportivas, danças, natação e etc. Seja qual for o seu passatempo, não permita que a correria da vida interfira na prática dessas atividades.