Nevralgia tratamento
No texto abaixo traremos de Nevralgia tratamento, causas e tipos mais comuns.
- O que é nevralgia?
- Quais os tipos mais comuns de nevralgia?
- O que causa uma nevralgia?
- Nevralgia tratamento
O que é nevralgia?
A nevralgia é caracterizada por problemas ou síndromes que ocasionam dores agudas nos nervos do corpo. Normalmente os pacientes não sentem apenas dor, mas também sensação de choque, queimação, dormência e até uma leve paralisia momentânea do local.
A nevralgia é dividida em duas categorias principais: nevralgia central (ocorre nos mecanismos centrais onde o foco da dor é a medula espinhal ou cerebral) e periférica (onde o foco da dor é nas regiões periféricas desses mecanismos).
Quais os tipos mais comuns de nevralgia?
Existem diversos casos de nevralgia, os mais comuns são:
- Nevralgia pós-herpética: É causada pela reativação vírus Herpes após o quadro infectório. Os mais afetados pelo sintoma são idosos e pessoas com baixa imunidade;
- Nevralgia do trigêmeo: Ocorre no quinto nervo craniano que recebe esse nome por possuir três ramificações: Oftalmológicas, maxilar e mandibular. É considerado o tipo de nevralgia que desencadeia a pior dor existente;
- Braquialgia: Acomete os membros superiores;
- Costalgia: Abordando a região das costelas;
- Nevralgia do nervo ciático: Membros inferiores;
- Nevralgia occipital: Acometendo os nervos que surgem da coluna cervical;
- Nevralgia glossofaríngea: Acomete parte superior da garganta.
O que causa uma nevralgia?
A causa mais comum desse distúrbio é caracterizado por um ou mais vasos que comprimem o nervo, gerando inflamação e consequentemente dores.
A nevralgia pode derivar também de tumores, aneurismas, insuficiência renal, diabetes, traumas e uso de alguns medicamentos.
Nevralgia tratamento
Há diversos modos para tratar as nevralgias. O essencial é que o paciente afetado procure auxílio e diagnóstico de um especialista (neurologista), com exames e testes assertivos o profissional conseguirá localizar a raiz do problema e delimitar o melhor tratamento.
Os procedimentos mais utilizados para tratar dos problemas e infecções nos nervos são:
- Tratamentos por medicamentos: Ingestão de remédios; Eles auxiliam no alívio da dor e diminuição do quadro inflamatório;
- Procedimentos cirúrgicos: Consistem normalmente em injeções para medicação local, bloqueadores dos nervos e vasos (ou o que esteja comprimindo o nervo), radiofrequência e balão de compressão;
- Compressão de calor e/ou gelo;
- E procedimentos fisioterapêuticos: métodos necessários em alguns tipos de nevralgias, principalmente na Nevralgia pós-herpética.