Implante dentário: quais são os tipos e cuidados?
A realização do implante de dentes tem sido, cada vez mais, uma das opções mais procuradas para melhorar tanto o sorriso, por questões estéticas, como também outras funcionalidades da boca, como a fala, a mastigação e até mesmo a respiração.
Por esse motivo, o número de pacientes que buscam por implante dentário valor têm crescido, por ser considerado um tratamento seguro e com altas taxas de sucesso.
A colocação do implante dentário normalmente não tem restrições, podendo ser realizado em pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, avise o profissional em caso de doenças crônicas ou outras condições.
Tipos de implante dentário
Normalmente, são dois métodos diferentes realizados pelo implantodontista, o que pode alterar também o implante dentário valor. Cada um é único e recomendados em casos específicos, por necessitar de abordagens personalizadas.
O primeiro e mais comum é o implante em que há uma fixação com pinos de titânio na mandíbula do paciente, no local em que houve a perda dos dentes. Deve haver uma completa integração ao osso e, por esse motivo, o paciente deve esperar alguns meses até que seja feita a colocação da prótese fixa ou da coroa.
Nesse tempo, é possível utilizar uma prótese removível, para que a falta do dente não atrapalhe no cotidiano do paciente. Quando já está cicatrizado, é possível colocar a coroa dentária, que é um aparato feito de cerâmica, liga de metal ou acrílico. A sua vantagem é que tem a forma e a estrutura de um dente, fazendo com que o implante dos dentes fique de uma maneira natural.
O outro tipo, é o implante de carga imediata. Esse é geralmente indicado para as pessoas que desejam realizar a implantação em uma grande quantidade de dentes. A sua diferença se dá no tempo de tratamento e na redução para um único procedimento cirúrgico.
Ou seja, o paciente já sai do consultório de odontologia com o implante e a prótese fixada de maneira permanente. Dessa forma, a aparência bucal é instantaneamente melhorada, garantindo uma melhor qualidade de saúde, de vida e de bem-estar.
Cuidados após o implante dentário
Qualquer pessoa que realiza uma cirurgia, por menor que ela seja, precisa estar atento às recomendações do profissional que a realizou. No caso do implante não é diferente. O cirurgião dentista irá passar todos os cuidados necessários no pré e no pós operatório, para que o paciente tenha uma boa recuperação e também para não afetar os resultados.
O recomendado é que a pessoa permaneça de repouso por, pelo menos 72 horas, podendo chegar até a 10 dias, caso solicitado pelo profissional. Além disso, nos primeiros dias do implante se faz necessário uma alimentação com alimentos frios e líquidos, para que não danifique o processo.
Com o passar dos dias, é possível alimentar-se de comidas pastosas e mornas, chegando aos alimentos consistentes e quentes após 15 dias de cirurgia do implante. Entretanto, há alguns alimentos que devem ser evitados, principalmente nos primeiros dias. São eles:
- Crocantes e duros: amendoins, sementes, grãos;
- Cítricos: laranja, limão, abacaxi;
- Fortes e pigmentados: pimenta, refrigerantes de cola, café;
Quanto a higiene bucal, ela se faz igualmente necessária, assim como antes de realizar o implante. Escove os dentes três vezes por dia e use o fio dental diariamente, para que os resultados do implante sejam prolongados, da mesma forma que não apareçam novos problemas em sua saúde da boca.