Como funciona o implante dentário?
Para que o implante dentário seja realizado, devem ser feitos alguns exames para que o dentista consiga entender qual a situação da saúde do paciente e se existem restrições. Normalmente, a colocação leva entre 1h e 1h30. No caso de realizar a incisão em outros dentes, pode ser acrescido nessa conta 30 minutos por cada um.
Os maiores vilões responsáveis pelo apodrecimento dos dentes e irregularidades no sorriso são as cáries e os tártaros. Isso porque ele é utilizado normalmente quando ocorre a perda da raiz do dente e a dentadura não é uma opção. Considerando que é um método seguro, cada vez mais, novos clientes procuram por ele.
Como é feito?
Considerando que o implante de dente é tanto uma questão de saúde, como de estética, os benefícios podem ser muitos e a verdade é que normalmente estão associados. É possível que a maioria das pessoas, ao pensar em colocar um implante, deseja um sorriso completo e bonito.
Os materiais utilizados no implante são parafusos de titânio que, por ser biocompatível, apresenta compatibilidade com o organismo. Eles são fixos dentro de osso, realizando o papel da raiz dos dentes por ser possível ancorar sobre eles a estrutura perdida dos dentes. Essa última etapa só pode ocorrer após a cicatrização dos parafusos.
O que mais impede as pessoas de realizarem o medo da dor. Afinal, como o implante dentário é um procedimento cirúrgico, precisa ser realizado com anestesia, para que o paciente não sinta a fixação no osso. Entretanto, remédios com finalidades analgésicas e anti-inflamatórios podem ser indicadas pelo dentista que realizar o tratamento de implante.
Ainda assim, muitas pessoas acabam optando por realizar o implante dentário porque os seus benefícios são muitos. Por restaurar a força da mordida, também melhora a mastigação, influenciando diretamente no sistema digestivo.
Além disso, talvez um dos principais motivos para as pessoas realizarem é pela questão estética. Sendo assim, a autoestima é automaticamente recuperada, melhorando de forma abrupta a qualidade de vida do indivíduo.
Uma das maiores vantagens em oposição às dentaduras é, exatamente, a impossibilidade de que escorregue, pois, como é fixo no pino de titânio, a própria ossada da face sustenta o implante dentário.
Principais causas
São inúmeros os motivos que podem levar alguém a perder um dente e optar por realizar um implante no dente. Entretanto, a grande maioria dos casos é por conta de uma má higiene bucal ou pela falta de cuidado. Eles são:
- Canal mal sucedido;
- Fraturas;
- Cárie
Independente do motivo, o importante é procurar por consultório de odontologia especializado, para que tenha melhore a qualidade de vida e o bem-estar.
É igualmente essencial que o dentista para realizar o implante seja bem escolhido, para que não haja problemas nesse momento. Além disso, encontre alguém de sua confiança para que sempre que necessário, você possa contar com ele para melhorar a sua saúde bucal.