Benefícios do implante de dente
O implante dentário é uma técnica odontológica, considerada estética, mas também funcional e pode ser realizado na grande maioria dos consultórios atualmente.
Esse é um tratamento que há poucas restrições para realizá-lo, podendo variar entre homens e mulheres, independente da idade e não apenas idosos como muitos pensam. Entretanto, além da necessidade de a gengiva estar saudável para que aguente bem a fixação dos pinos, deve ser evitado também por pessoas com alguns problemas de saúde, como: circulação e dores crônicas, pois pode causar complicações durante o procedimento.
Benefícios
Considerando que o implante de dente é tanto uma questão de saúde, como de estética, os benefícios podem ser muitos e a verdade é que normalmente estão associados. É possível que a maioria das pessoas, ao pensar em colocar um implante, deseja um sorriso completo e bonito.
Entretanto, os benefícios vão muito além disso. Quando há a falta de um dente, as pessoas podem apresentar problemas:
- Na fala;
- Na mastigação;
- Na respiração
Os dentes restantes também podem alterar as suas posições iniciais por conta do espaço que está sobrando.
Além disso, o implante de dente previne a perda óssea, uma vez que o maxilar precisa de estímulos. Sendo assim, como essa é uma opção para a substituição do dente perdido, também desenvolve a estimulação óssea da mandíbula.
O implante também restaura a força mandibular do paciente, uma vez que o pino de titânio substitui a raiz do dente, garantindo estabilidade. Esse método permite que a pessoa consiga morder com a mesma intensidade em todos os dentes.
Mais do que estética ou de simples problemas dentários, o implante pode proporcionar àquele que o colocar um maior bem-estar, pois isso afeta diretamente todos os aspectos da vida, desde o pessoal até o profissional.
Cuidados com o implante de dente
Antes de realizar o implante dentário, o paciente deve buscar informações sobre quais são os tipos, os materiais, qual a melhor técnica para ele, além de quais são os ricos, os custos e os cuidados. Isso deve ser respondido pelo dentista que irá realizar a cirurgia.
Mesmo que a cirurgia seja realizada no próprio consultório odontológico, pode ser considerado um processo complexo, exatamente por exigir certos cuidados. Sendo assim, antes de realizar o implante, o indivíduo precisa tirar todas as suas dúvidas com o profissional.
Ainda assim, os cuidados após a cirurgia costumam ser simples. O essencial é manter a higienização bucal, da forma que os profissionais da odontologia sempre ensinam: escovar os dentes pelo menos três vezes por dia. Isso previne inúmeras doenças, inclusive que ocorra a perda de algum dente.
A higienização bucal é essencial para que os outros dentes não se danifiquem, assim como prevenir doenças gengivais e garantir um bom hálito. Entretanto, no implante que substitui o dente, não é possível ter cárie.
O lado positivo do implante de dente é que ele não exige produtos específicos para limpá-lo, como é o caso das dentaduras. É possível realizar a escovação da maneira simples e com os produtos que já está acostumado.
Sendo assim, os benefícios da realização de um implante costumam ser muito maiores que qualquer desvantagem que possa vir a ter, sendo uma excelente opção para aqueles que buscam sorrir com naturalidade e ter uma boa qualidade de vida.