fístula gengiva
veja abaixo o que é, como tratar e evitar uma fístula na gengiva.
- o que é fístula gengiva ?
- como é tratada a fístula gengiva ?
- quais os cuidados após o tratamento da fístula gengiva ?
- como evitar uma fístula na gengiva?
conheça mais sobre outros tratamentos:valor de clareamento dental,ortognática,clareamento dental caseiro,aparelho dentárioecirurgia ortognática preço.
o que é fístula gengiva ?
a fístula é uma bolinha que surge no interior da boca, mais especificamente na gengiva. é bem parecida com a famosa e incômoda afta, porém, uma fístula é resultado de alguma infecção. ou seja, o organismo tenta encontrar uma forma de liberar o material infeccioso (pus), desta forma, cria-se bolinhas acima dos dentes com essas substâncias. apenas uma radiografia pode indicar onde realmente está a infecção.
uma das causas mais comuns da fístula é a infecção causada pelo periodontal, ou seja, quando o tártaro ou cáries atinge a polpa do dente.
as fístulas podem deixar efeitos indesejáveis como edema e dores.
como é tratada a fístula gengiva ?
o tratamento da fístula constitui primeiramente pelo correto diagnóstico do problema. caso a infecção derive de problemas periodontais, o dentista recorrerá a chamada “raspagem”, que consiste na retirada de todo o tártaro do dente. em casos de cáries excessivas, o tratamento pode consistir em canal ou até mesmo extração do dente, caso a infecção esteja avançada.
felizmente, a odontologia brasileira possui ótimas opções de implantes dentários, sendo capaz de recuperar o sorriso e bem-estar do paciente.
quem viu fistula gengiva , também acessou:dicas para clarear os dentes,cirurgia ortognática classe 3,preenchimento labial antes e depois,aparelho brancoelinhas de expressão.
quais os cuidados após o tratamento da fístula gengiva ?
para uma melhoria completa da fístula é necessário que o paciente siga todas as orientações e prescrições médicas. em alguns casos em que a dor e o edema estiverem mais intensos pode ser receitado um antibiótico, analgésico e/ou complexas de gelo para alívio desses sintomas.
em casos de canal, o paciente precisará manter uma dieta saudável e leve nos primeiros dias, sempre de acordo com a prescrição do médico.
em casos de extração, é essencial se atentar a ingestão de bastante líquido, comidas leves e vitaminadas.
como evitar uma fístula na gengiva?
a fístula na gengiva está diretamente relacionada com os problemas causados por acúmulos de bactérias. sendo assim, as melhores formas de evitar uma fístula são:
-
realizando a higienização correta dos dentes, sempre escovando-o após as refeições ou ao menos 4 vezes por dia;
-
utilizando o fio dental e o enxaguante bucal todos os dias;
-
visitar o dentista regularmente.