Extração dentaria
Um dos terrores de grande parte das pessoas é a ideia de ter que se submeter a uma Extração dentaria. Porém, é um procedimento consideravelmente simples, com alguns cuidados especiais e acompanhamento de especialistas a experiência tende a ser bem mais tranquila do que se imagina.
- O que é uma Extração dentaria e quando ela ocorre?
- Como eu sei que necessito de uma Extração dentaria?
- Cuidados antes da Extração dentaria
- Cuidados após a Extração dentaria
O que é uma Extração dentaria e quando ela ocorre?
A Extração dentaria é basicamente a retirada de um dente e ocorre quando ele está danificado por cáries, quebrado ou há dentes a mais na boca (como é o caso da extração dos dentes sisos). Há dois tipos de extração: simples e cirúrgica. Ambos procedimentos são relativamente simples e necessitam de cuidados para a recuperação.
Como eu sei que necessito de uma Extração dentaria?
O acompanhamento do especialista é indispensável. Nem todos os pacientes que possuem uma cárie ou um buraco no dente necessitam de extração. Alguns desses problemas podem ser resolvidos com tratamentos, por exemplo: restauração, coroa, limpeza e obturação.
Cuidados antes da Extração dentaria
Caso haja necessidade da extração, alguns cuidados são essenciais, tais como:
- Se submeta aos exames necessários e acompanhamentos antes da extração. Esses procedimentos mostrarão ao dentista a posição correta do dente a ser retirado;
- Limpeza e higienização de toda a boca;
- Ingerir refeições leves;
- Tomar os medicamentos prescritos corretamente (respeitando intervalos e alimentação);
- E se necessário, cumprir o jejum de acordo com a prescrição do seu dentista.
Cuidados após a Extração dentaria
Após a extração dentária também é necessário alguns cuidados para um recuperação rápida e saudável, como por exemplo:
- Nas primeiras 24 horas ingerir comidas leves, pastosas e bebidas geladas;
- Evitar comidas e bebidas quentes;
- Mantenha a área limpa mas não é recomendável escovação no local da extração;
- Desconforto logo após a extração é normal, e você pode solicitar um analgésico ao seu dentista;
- Evitar atividades rigorosas com a boca, tais como: cantar, gritar, falar alto, bochechar (sim, é necessário escovar os dentes. Mas, nos primeiros dias o paciente pode encher a boca de água e balançar a cabeça de um lado para o outro. Esse procedimento evitará sangramentos ou remoção do coágulo, que é vital para a cicatrização e proteção dos tecidos) e mastigar.
- Caso a região da extração fique um pouco inchada, não se preocupe, é um sintoma normal pois houve uma alteração na sua estrutura dentária. A melhor opção para diminuir o inchaço é a bolsa térmica (ou bolsa gelada) enrolada em uma toalha ou tecido para não queimar o rosto.