Enxerto periodontal
Saiba mais sobre a importância do Enxerto periodontal para quem vai realizar um implante. Leia o texto abaixo:
- Quanto há a necessidade de realizar um Enxerto periodontal?
- Como é realizado o Enxerto periodontal?
Qualquer pessoa que sofra com a falta de um ou mais dentes sabe a diferença que ter um sorriso bonito, completo e saudável pode garantir não só à aparência como também para a autoestima. Por isso, há uma procura cada vez maior por procedimentos odontológicos que influenciem na estética, como por exemplo o implante.
Os implantes dentários têm a mesma aparência e cumprem tão bem a função quanto um dente normal, além disso, se feito da maneira correta ele se torna imperceptível quanto aos demais dentes. No entanto, para a realização de um implante há a necessidade de garantir a segurança do mesmo para que ele cumpra bem a sua função, e para isso, ele necessita de um osso em boas condições.
Quanto há a necessidade de realizar um Enxerto periodontal?
Se por algum motivo houver a perda de um ou mais dentes e o espaço deixado não for preenchido logo, pode acarretar uma perda de material ósseo que dentre outros problemas poderá prejudicar também outros dentes. Essa perda óssea também impede por determinado tempo a realização dos implantes para fixar as próteses. Por isso, o Enxerto periodontal se tornou um procedimento de extrema importância quando o assunto é a reabilitação do sorriso.
Resumindo, o dentista poderá considerar a necessidade da realização de um Enxerto periodontal para a recuperação do local, visando garantir a segurança do implante e que ele funcione da maneira correta.
Como é realizado o Enxerto periodontal?
No procedimento de Enxerto periodontal, o cirurgião irá retirar um pedaço de osso de outra parte da boca do próprio paciente, em alguns casos a extração também pode ser realizada da bacia. No entanto, atualmente a forma mais comum da realização de enxertos é através de material bovino ou sintético, já que ambos são bem absorvidos pelo corpo e menos invasivos.
Apesar do medo dos pacientes quanto a esse procedimento, é necessário ressaltar que ele é realizado com segurança, sob anestesia, a fim de evitar dores ao paciente durante o processo. O paciente recebe também todas as orientações de profissionais especializados para que o procedimento ofereça os resultados esperados.