enxerto de osso dentário
No artigo abaixo trataremos do Enxerto de osso dentário, o que é, causas, procedimentos e cuidados.
- O que é um Enxerto de osso dentário?
- Como é realizada a cirurgia de Enxerto de osso dentário?
- Cuidados com o Enxerto de osso dentário
O que é um Enxerto de osso dentário?
O Enxerto de osso dentário é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo engrossar e/ou aumentar os ossos da gengiva. A causa para o enxerto está diretamente relacionada com o enfraquecimento ou perda da estrutura óssea dentária. Isso acontece quando por exemplo há queda dentária não reposta rapidamente, falta de cálcio e vitamina D (responsáveis pela manutenção e fortalecimento dos ossos) ou problemas cognitivos.
O enxerto de osso é necessário para futuros implantes, sem a devida reposição a gengiva não suporta novos dentes podendo causar também o enfraquecimento e a perda de outros dentes.
Como é realizada a cirurgia de Enxerto de osso dentário?
A cirurgia de Enxerto de osso dentário é realizada totalmente por dentro da boca e consiste em repor a estrutura com materiais do próprio paciente ou bancos de tecidos. É um processo seguro e satisfatório, dura em torno de 2h a 4h e o paciente é liberado normalmente no mesmo dia ou no dia seguinte. Normalmente o paciente pode realizar o implante após a total cicatrização do enxerto, o que pode demorar de 3 a 6 meses, dependendo do caso e procedimentos.
Cuidados com o Enxerto de osso dentário
Como qualquer outro procedimento cirúrgico apenas a cirurgia não é suficiente para a melhoria do paciente, todos os cuidados pré e pós operatórios são extremamentes necessários para um resultado satisfatórios. Tais como:
- Submeter a todas as prescrições médicas, exames, procedimentos, cuidados, medicamentos e horários;
- Manter uma completa higienização bucal ajudará a prevenir cáries, placas ou outros problemas na arcada dentária e como também proteger seu procedimento cirúrgico de complicações;
- Após a cirurgia, é necessário que o paciente siga todas as instruções médicas, como: manter repouso, não realizar atividades ou esforços físicos, ingerir alimentos pastosos frios (nos primeiros dias) e bebidas geladas, evitar grandes esforços com a boca mastigando, gritando ou bochechando severamente.
Desconfortos e leve inchaço são sintomas normais e o médico pode prescrever um analgésico para amenizar os indícios. Alguns pacientes também desenvolvem náuseas e vômitos nas primeiras 24h por conta da anestesia.