Dtm tratamento fisioterápico
Veja abaixo o Dtm tratamento fisioterápico, procedimentos e como é realizado.
- O que é DTM?
- Quais as causas da Disfunção Têmporo Mandibular (DTM)?
- Como é diagnosticada uma disfunção têmporo mandibular?
- Dtm tratamento fisioterápico
O que é DTM?
A DTM, também chamada de Disfunção têmporo mandibular, é um distúrbio que acarreta o mal funcionamento da ATM. Já a ATM (articulação têmporo mandibular), por sua vez, é a articulação que liga a mandíbula ao crânio, sendo responsável por todos os movimentos funcionais da boca, tais como: mastigação, fala, abrir e fechar, bocejar e etc.
Quais as causas da Disfunção Têmporo Mandibular (DTM)?
As causas mais comuns de uma disfunção estão ligadas a malformações, traumas (fraturas), luxações, problemas cognitivos e patológicos. Em alguns casos, a DTM também pode surgir de problemas psicológicos e emocionais (crises de ansiedade, transtornos, tensão, estresse e etc.).
Como é diagnosticada uma disfunção têmporo mandíbular?
A disfunção têmporo mandíbular pode ser diagnosticada por um odontologista com exames físicos (apalpamento), ressonâncias magnéticas e panorâmicas.
Os sintomas mais comuns são:
- Dores de ouvido;
- Dores de cabeça;
- Dores no pescoço;
- Dores na mandíbula e maxila;
- Zumbidos no ouvido;
- Ruídos e estalos na ATM (articulação situada atrás do sistema auditivo);
- Vermelhidão e aumento da temperatura na pele afetada;
Qualquer sinal desses sintomas é necessário que o paciente procure um profissional especialista, quanto mais cedo começar a tratar, mais rápido o problema poderá ser resolvido e pelos métodos mais simples.
Dtm tratamento fisioterápico
O Dtm tratamento fisioterápico ocorre no rosto e é um dos mais utilizados e conta com os seguintes métodos:
- Massagens funcionais e alongamentos musculares: Auxilia no relaxamento muscular e consequentemente no alívio das dores, também ajudam a recuperação dos movimentos saudáveis e funcionais do maxilar inferior;
- Complexas de gelo: Toalhas enroladas e bolsas térmicas amenizam as dores e diminuem a inflamação na articulação;
- Complexas de calor: Possuem os mesmos efeitos que as complexas de gelo.
O paciente deve tomar cuidado com as complexas para que elas não machuquem ou desidratem a pele. É importante permanecer com elas de 5 a 15 minutos no local e repetir algumas vezes por dia.
Além da Dtm tratamento fisioterápico, há ainda procedimentos que consistem em tratamentos com ingestão de medicamentos e em casos mais graves (como traumas, fraturas e luxações) pode-se recorrer ao processo cirúrgico.