Dtm tratamento
A disfunção têmporo mandibular é um problema que compromete funções simples da fala. No artigo a seguir trataremos da Dtm tratamento e causas.
- O que é DTM?
- O que causa a DTM?
- Quais os sintomas mais comuns da DTM?
- Como a DTM é diagnosticada?
- Dtm tratamento
O que é DTM?
A Disfunção Têmporo Mandibular, chamada de DTM é um problema apresentado na ATM (Articulação têmporo mandibular) dificultando atividades funcionais simples como: fala, mordida e mastigação.
A ATM fica localizada atrás do ouvido, acima dos maxilares tanto do lado esquerdo quanto do lado direito. Basicamente, essa ferramenta é responsável pela movimentação dos maxilares, quando a ATM não funciona como deveria ou possui algum problema significativo compromete sua função, causando a DTM.
O que causa a DTM?
O motivo de uma disfunção têmporo mandibular é versátil e em cada paciente se apresenta de uma forma. As causas mais comuns derivam de traumas (acidentes ou quedas), hiperatividade muscular, estresse ou problemas emocionais, maloclusões e malformações.
Quais os sintomas mais comuns da DTM?
Apesar da multiplicidade de fatores que causam uma DTM, a disfunção pode ser percebida pelo paciente por conta de alguns sintomas, tais como:
- Dores na mandíbula e na ATM;
- Dores no ouvido e na cabeça;
- Zumbidos;
- Estalos ao falar ou mastigar;
- Cansaço muscular ao abrir e fechar a boca;
- Limites ou travamentos ao abrir e fechar a boca.
Como a DTM é diagnosticada?
A DTM pode ser diagnosticada com exames como: Radiografias transcranial, eletromiografia, eletrognatografia e eletrovibratografia.
O paciente deve ficar atento aos sintomas, nem toda dor de cabeça pode ser uma enxaqueca ou uma ATM, mas o cuidado é essencial para um diagnóstico rápido e o tratamento.
Dtm tratamento
Apenas 10% dos pacientes que manifestam sintomas de uma Disfunção precisam de Dtm tratamento, normalmente em grande parte dos casos os problemas regridem espontaneamente. Para os que necessitam do tratamento, os procedimentos utilizados dependerão de cada caso e cada paciente. Os métodos mais comuns são: fisioterapia facial, compressas (para diminuição do desconforto), relaxantes faciais e protetores.
Além dos tratamentos clínicos, existem alguns processos que o paciente pode realizar para diminuir a dor e o incômodo, tais como: o movimento de abrir e fechar a boca com a língua no céu da boca, o ideal é que o paciente esteja ereto e respire por um segundos antes de fechar a boca; massagear o maxilar; exercícios leves com a bochecha e falar devagar e em câmera lenta.
Essas atitudes não curam a ATM mas amenizam as dores. O ideal é que o paciente busque ajuda e orientação médica.