dtm odontologia tratamento
no texto abaixo trataremos na dtm odontologia tratamento , ou tratamento odontológico da disfunção têmporo mandibular. veja abaixo os procedimentos para acabar com o incômodo e recuperar a qualidade de vida.
- o que é dtm?
- quais os desencadeadores de uma dtm?
- quais os sintomas da dtm?
- dtm odontologia tratamento
o que é dtm?
a dtm é uma disfunção temporomandibular (ou distúrbio temporomandibular), ou seja, transtorno que ocorre na atm (articulação temporomandibular), junção responsável pelos movimentos funcionais da boca, como a fala, mastigação e o ato de abrir e fechar.
a articulação temporomandibular é a conexão mais utilizada do corpo, sendo formada principalmente por ligamentos e disco articular.
quais os desencadeadores de uma dtm?
a disfunção têmporo mandibular é causada por diversos fatores, os mais comuns são:
- máoclusões ósseas e dentárias;
- problemas e distúrbios emocionais ou psicológicos (como tensão, crises de ansiedade, raiva e estresse);
- traumas (fraturas);
- luxações;
- problemas cognitivos e patológicos.
a dtm pode ser identificada pelo dentista através de exames físicos, ressonâncias, panorâmicas e exames de sangue.
quais os sintomas da dtm?
os sintomas mais acentuados de uma disfunção ou distúrbio temporomandibular são as dores. o paciente pode sentir dor na mandíbula, cabeça, ouvido, pescoço e maxilar superior. além disso, estalos na articulação temporomandibular, zumbidos no ouvido, vermelhidão na pele e aumento da temperatura do local afetado são indícios comuns da dtm.
dtm odontologia tratamento
existem diversos tratamentos para a disfunção temporomandibular, os métodos mais comuns são:
- ingestão de medicamentos: os remédios aliviam as dores e diminuem o quadro inflamatório da articulação;
- terapias funcionais: as terapias funcionais consistem em massagens locais, compressas de gelo e calor (através de bolsas térmicas e toalhas), alongamentos faciais e exercícios funcionais. o objetivo da terapia não é apenas amenizar a dor e inflamação, mas também recuperar os movimentos normais da mandíbula;
- procedimento cirúrgico: a cirurgia normalmente é indicada apenas em casos mais graves como luxações e fraturas;
geralmente os dois primeiros procedimentos juntos conseguem resultados significamente positivos no tratamento contra o distúrbio temporomandibular.
o ideal é que o paciente busque a avaliação de um profissional, com os exames corretos conseguirá delinear o melhor método para tratar a disfunção. o paciente deve se atentar à todas as prescrições médicas, seguindo as orientações do profissional. qualquer anormalidade, o odontologista deve ser pontuado.
é importante também o cuidado ao escolher a clínica para realizar o tratamento dentário, pesquise sobre o médico e reputação da clínica.