dor temporomandibular
a dor é um dos primeiros sinais que algo não vai bem em sua articulação temporomandibular, responsável pelos movimentos da mandíbula. veja abaixo o que é e como tratar esse problema.
- o que pode indicar a dor temporomandibular ?
- além da dor temporomandibular , quais são os sintomas da disfunção?
- como é tratada a dor temporomandibular ?
o que pode indicar a dor temporomandibular ?
a dor temporomandibular pode indicar diversos problemas, o mais comum consiste em uma disfunção na articulação que liga a mandíbula ao cérebro, a atm (ou articulação temporomandibular).
esse ligamento é responsável por todos os movimentos funcionais da boca, como abrir e fechar, mastigar, falar e etc. quando a atm não funciona como deveria, pode ser sinal claro de um distúrbio na articulação.
por sua vez, essa disfunção é desencadeada por: traumas e fraturas (derivadas de acidentes, quedas e pancadas na mandíbula ou áreas próximas), problemas cognitivos ou patológicos, malformações e problemas emocionais ou psicológicos (como estresse, crises de ansiedade e etc.).
além da dor temporomandibular , quais são os sintomas da disfunção?
o sintoma mais acentuado da disfunção temporomandibular é a dor, não apenas na mandíbula, mas também cabeça, ouvido e pescoço. além disso, o paciente pode sentir desconforto, dificuldades em desempenhar funções simples da boca, aumento da temperatura da pele afetada, vermelhidão, zumbidos, ruídos e estalos na articulação.
como é tratada a dor temporomandibular ?
a dor temporomandibular pode ser tratada através de analgésicos e medicamentos, que possuem efeitos relaxantes nos músculos e consequentemente aliviando as dores.
além dos remédios, pode-se recorrer ao tratamento fisioterapêutico que consiste em: massagens faciais, alongamentos musculares, complexas de gelo e calor e outros procedimentos de terapias funcionais. o objetivo do tratamento por terapia é recuperar os movimentos normais da maxila inferior, aliviar as dores e o desconforto.
em casos mais graves como fraturas (traumas) e luxações na mandíbula, é indicado o procedimento cirúrgico. o especialista responsável por esse tipo de tratamento é o buco maxilo facial, e o dist[urbio é diagnosticado através de exames físicos (apalpamentos), ressonâncias magnéticas, panorâmicas e exames de sangue.
é aconselhável que aos primeiros sintomas de problema na atm, o paciente procure a ajuda de um especialista. quanto mais cedo descoberto e tratado a disfunção, significa menos riscos de agravamento e menor porcentagem da necessidade do procedimento cirúrgico.
a clínica consulta ideal é especialista em ortodontia e tratamentos estéticos, realizando implantes, enxertos dentários, colocação e manutenção dos aparelhos ortodônticos, e outros procedimentos. conta com os melhores profissionais e tecnologias avançadas para atender seus pacientes com excelência. agende já a sua avaliação.