disfunção temporomandibular tratamento
a disfunção temporomandibular tratamento variável de acordo com a necessidade de cada paciente. constantemente é um problema relacionado com hábitos pessoais, veja no artigo abaixo.
- o que é disfunção temporomandibular?
- sintomas da disfunção temporomandibular
- como é o processo para diagnosticar a disfunção temporomandibular?
- disfunção temporomandibular tratamento
- prevenindo uma disfunção temporomandibular
o que é disfunção temporomandibular?
a disfunção temporomandibular ou dtm é um distúrbio que acarreta em mal funcionamento da atm, que é a junção óssea responsável pelos movimentos dos maxilares e funções da boca, tais como: mastigação, fala e etc.
sintomas da disfunção temporomandibular
a dtm é caracterizada por dores na mandíbula e na cabeça, estalos e ruídos ao falar ou abrir a boca. essa disfunção afeta grande parte da população tendo um tratamento mais simples do que se imagina.
como é o processo para diagnosticar a disfunção temporomandibular?
não existe hoje em dia um exame clínico focado na identificação da dtm, mas, ela pode ser diagnosticada através do exame físico (apalpamento e observações da reação da pele envolta a atm, constantemente a região fica vermelha por conta da disfunção) e testes complementares como o exame de sangue, radiografias e panorâmicas.
disfunção temporomandibular tratamento
para a disfunção temporomandibular tratamento desde os procedimentos clínicos à cirurgia. os tratamentos são focados na diminuição da dor e desconforto. alguns dos métodos mais utilizados são:
- ingestão de analgésicos para alívio da dor;
- fisioterapia facial;
- massagens e exercícios faciais;
- técnicas para relaxamento dos músculos faciais;
- complexas de gelo;
há alguns tratamentos também que o especialista pode indicar o uso de uma placa de silicone no dente para cuidar do bruxismo, que é uma das disfunções que prejudicam o funcionamento da atm.
além das complexas de gelo, outros métodos utilizam complexas ou substâncias de calor.
o especialista ainda pode reeducar hábitos e manias do paciente, exemplo: morder objetos duros como canetas, sucção digital e morder lábios ou bochechas.
os procedimentos cirúrgicos são indicados apenas em duas ocasiões: em caso de fraturas (traumas) ou graves luxações.
para um tratamento específico para o problema é necessário que o paciente agende uma avaliação com um especialista. converse com o médico e discutam a melhor forma de resolver o problema.
prevenindo uma disfunção temporomandibular
a dtm constantemente está relacionada com maus hábitos e manias, evitar atitudes como: pressionar os dentes (sinais claro de bruxismo), chupar o dedo e mastigar objetos duros podem auxiliar na prevenção deste problema disfuncional. é importante que o paciente esteja sempre atento e qualquer anormalidade reportar ao seu médico.