disfunção temporomandibular fisioterapia
a disfunção temporomandibular fisioterapia é um dos tratamentos em que além do relaxamento muscular podem proporcionar melhorias significativas do quadro e sintomas. veja a seguir.
- quais as causas da disfunção temporomandibular?
- quais os sintomas da disfunção temporomandibular?
- como é tratada a disfunção temporomandibular?
- entendendo como funciona a disfunção temporomandibular fisioterapia
a disfunção temporomandibular é uma anomalia que ocorre na atm (articulação temporomandibular) que é a responsável pelos movimentos da mandíbula.
quais as causas da disfunção temporomandibular?
a dtm (disfunção temporomandibular) pode derivar de diversas causas cognitivas e/ou comportamentais, tais como: malformações, problemas relacionados a idade avançada, luxação na mandíbula, artrite na articulação (inflamação), fraturas e problemas psicológicos/emocionais (estresse, crises de ansiedade e etc).
quais os sintomas da disfunção temporomandibular?
a dtm causa diversos problemas, dentre eles o paciente tem dificuldade em realizar funções simples como mastigar e abrir e fechar a boca, sente dores na mandíbula, pescoço e na cabeça.
nos casos mais graves, há pacientes que apresentam insônias e desenvolvem também problemas emocionais por conta disso, como a própria crise ansiedade.
como é tratada a disfunção temporomandibular?
os tratamentos mais comuns para a disfunção temporomandibular consiste na ingestão de medicamentos/analgésicos para alívio da dor e técnica de relaxamento muscular (também chamado de fisioterapia). há também casos em que os pacientes necessitam da intervenção cirúrgica, normalmente este procedimento é indicado apenas em casos mais graves como fraturas e luxações.
entendendo como funciona a disfunção temporomandibular fisioterapia
o processo fisioterapêutico para tratamento da dtm funciona em conjunto com o método multidisciplinar (odontologia e fonoaudiologia) com o objetivo de recuperar os aparelhos funcionais da boca e aliviar os sintomas do distúrbio.
a disfunção temporomandibular fisioterapia se divide em alguns procedimentos, tais como:
- massoterapia: basicamente é o estímulo dos tecidos através da massagem, chamada de pressão rítmica. em movimento circulares, a massagem começa na região das sobrancelhas descendo até o pescoço.
- eletroterapia (estimulação elétrica neuromuscular através de microcorrente): com o objetivo de penetrar as células atingidas pelo distúrbio, normalizando-as.
- ultrassom: realizada com um aparelho de alta frequência e auxilia no relaxamento muscular, diminui a inflamação e aumento do metabolismo.
- infravermelho: o calor da lâmpada infravermelha promove o relaxamento muscular.
- complexas de gelo (crioterapia) e calor: além de auxiliar no relaxamento muscular, ainda possuem efeitos anti inflamatórios e diminuição dos espasmos musculares.
- exercícios e técnicas de alongamento facial.
é aconselhável que o paciente procure um especialista para alinharem a melhor forma de tratamento.