Disfunção temporomandibular dtm
No texto abaixo trataremos da Disfunção temporomandibular dtm, causas, diagnóstico e tratamentos.
- O que é Disfunção temporomandibular dtm?
- Quais os sintomas da Disfunção temporomandibular dtm?
- Como é tratada a Disfunção temporomandibular dtm?
O que é Disfunção temporomandibular dtm?
A disfunção temporomandibular é um distúrbio da ATM (Articulação tempormandibular), junção que liga a mandíbula ao crânio e é responsável por todos os movimentos realizados pela boca.
A disfunção da ATM possui diversas causas, dentre os mais comuns temos:
- Fraturas/traumas: derivados de acidentes, quedas e pancadas na região do maxilar;
- Transtornos psicológicos: Crises de ansiedade, estresse, tensão e outros sintomas emocionais podem desencadear quadros de DTM. Isso porque o paciente pode desenvolver manias de mastigar objetos duros (canetas por exemplo), morder boca e bochecha e apresentar casos de Bruxismo (ranger os dentes), acarretando problemas de mal funcionamento da ATM;
- Problemas cognitivos e patológicos;
- Malformações dentárias e ósseas;
- Artrites (infecções na articulação).
Quais os sintomas da Disfunção temporomandibular dtm?
Um dos sintomas mais reclamado pelos pacientes portadores de uma disfunção é a dor, ela pode manifestar-se na cabeça, pescoço, mandíbula e ouvido.
É comum apresentar também sintomas como: ruídos e estalos na mandíbula, dificuldades em desenvolver atividades simples da boca e maxila (mastigar, abrir e fechar, falar e etc).
A ATM pode ser diagnosticada por um profissional odontologista através de exames físicos, exames de sangue, ressonâncias magnéticas e panorâmicas.
Como é tratada a Disfunção temporomandibular dtm?
Apesar de ser um distúrbio que afeta grande parte da população, a disfunção temporomandibular não tem cura, porém, os tratamentos apresentam resultados e melhorias significativas. Todos os métodos são focados no alivio da dor do paciente e recuperação da movimentação saudável da articulação. Os procedimentos mais utilizados para isso são:
- Tratamento com medicamentos: Analgésicos e anti-inflamatórios auxiliam na redução das dores e da inflamação da articulação;
- Tratamento com fisioterapia facial: Além de massagens e técnicas de relaxamento muscular, são utilizados complexas de gelo e calor, alongamento muscular e demais procedimentos terapêuticos. Esse método auxilia no relaxamento do músculo diminuindo a dor, e as complexas diminuem também a inflamação;
- Cuidados especiais com a alimentação: Alguns alimentos durante o tratamento devem ser evitados por serem mais resistentes e precisar de mais empenho da mandíbula (e consequentemente da ATM) para mastiga-los. Mantenha uma dieta sensível e saudável. Nesse quesito também é contra-indicado a ingestão de chicletes.
Normalmente todos os tratamentos acima combinados conseguem amenizar e melhorar a disfunção do paciente. Em casos mais graves, como traumas e luxações, pode ser indicado o procedimento cirúrgico.