Disfunção temporomandibular e dor orofacial
A DTM além de dores no maxilares e mandíbulas, ainda pode causar dores orofaciais prejudicando a qualidade de vida dos pacientes. Confira no artigo a seguir.
- O que é Disfunção temporomandibular e dor orofacial?
- Quais as causas de uma Disfunção temporomandibular e dor orofacial?
- Como é diagnosticada a Disfunção temporomandibular e dor orofacial?
- Como funciona o tratamento da Disfunção temporomandibular e dor orofacial?
O que é Disfunção temporomandibular e dor orofacial?
A DTM ou disfunção temporomandibular é um problema na ATM, peça do nosso corpo que funciona como ligamento da mandíbula ao crânio (exemplificando tem o mesmo papel de uma dobradiça) e é responsável por todos os movimentos do maxilar como a fala, mastigação, abrir e fechar da boca, etc.
Quando a dobradiça (ATM) não funciona corretamente desencadeia problemas para o desenvolvimento dessas funções simples. Além dessas limitações, o paciente pode sentir dores na mandíbula, no ligamento do maxilar, dores de cabeça, estalos e ruídos.
Já a dor orofacial é associada a todo o incômodo (dor) que o paciente sente nos tecidos (pele, vasos, ossos, glândulas e músculos) faciais.
Quais as causas de uma Disfunção temporomandibular e dor orofacial?
As causas mais comuns de uma Disfunção temporomandibular e dor orofacial estão relacionadas com maloclusões. Manias como: morder a língua, parte de dentro da boca, a boca, chupar dedo ou flexionar os dentes também pode causar a DTM.
Se tratando somente de dor orofacial, existem diversas causas que a desencadeiam, tais como: neurológica, odontológica, oftalmológicas e otorrinológicas.
Como é diagnosticada a Disfunção temporomandibular e dor orofacial?
A dor orofacial como falado anteriormente pode apresentar diversas causas e cabe ao especialista de buco maxilo facial identificá-la.
A ATM em si pode ser diagnosticada através de exames físicos, radiografias, ressonâncias magnéticas, exames de sangue e panorâmicas.
Como funciona o tratamento da Disfunção temporomandibular e dor orofacial?
Como todos os procedimentos médicos especialistas costumam indicar tratamentos mais simples antes dos mais complexos, isso variará de acordo com cada caso e necessidade do paciente. Antes, vale ressaltar que a cirurgia ortognática não é um tratamento típico para correção desse tipo de problema, apesar de resultar em melhorias significativas.
Os tratamentos mais utilizados para a Disfunção temporomandibular e dor orofacial são:
- Ingestão de medicamentos e analgésicos para alívio dos sintomas;
- Massagens e técnicas de calmantes musculares;
- Fisioterapia facial;
- Placas (normalmente utilizada para tratamento do bruxismo - uma das causas da DTM);
- Terapias físicas (com o uso de ferramentas que estimulam sensações de calor e frio);
- As cirurgias são indicadas em casos específicos e normalmente em uma caso mais complexo.