como tratar atm
no artigo abaixo apresentaremos como tratar atm , diagnósticos e procedimentos. confira.
- o que é atm e dtm?
- como é diagnosticada a disfunção na atm?
- como tratar atm ?
o que é atm e dtm?
a atm (articulação temporo mandibular) é o ligamento entre a mandíbula e o crânio, sendo responsável por todos os movimentos funcionais que envolvem a fala e mastigação. já a dtm (disfunção têmporo mandibular) é caracterizada pelo mal funcionamento dessa articulação, acarretando em dificuldades para a realização de tarefas simples (como abrir e fechar a boca), dores na mandíbula e na cabeça, ruídos e zumbidos.
essa disfunção normalmente é causada por malformações da estrutura óssea do rosto, fraturas, luxações e hábitos como morder e mastigar a língua, bochecha, lábios ou objetos.
como é diagnosticada a disfunção na atm?
a disfunção na articulação temporomandibular pode ser identificada através do exame físico (toques e apalpamento da atm), panorâmicas e ressonâncias magnéticas.
profissionais como odontologista, otorrino, psiquiatra (devido algumas disfunções derivarem de problemas emocionais como o bruxismo) e clínicos podem diagnosticar a dtm.
como tratar atm ?
existem diversas formas de tratar a disfunção temporomandibular, os profissionais da saúde normalmente utilizam os métodos de tratamento do estágio mais simples ao avançado. os procedimentos mais usuais são:
- tratamento com ingestão de analgésicos para alívio das dores;
- técnicas de terapia para relaxamento muscular;
- complexas de gelo e substâncias que emitem calor;
- massagens faciais;
- exercícios e alongamentos faciais;
alguns casos mais graves (tais como fraturas e luxações) é necessário recorrer ao procedimento cirúrgico. neste caso, vale ressaltar que a cirurgia ortognática apesar de acarretar resultados bacanas na articulação não é o método indicado para tratamento da dtm.
em casa, há alguns exercícios que podem aliviar os sintomas da atm como: complexas com panos quentes ou gelados, massagens na mandíbula, ingestão de medicamentos e se atentar a mal hábitos. a prática de exercícios físicos também pode auxiliar numa melhoria significativa nos sintomas, principalmente se a disfunção for derivada de bruxismo (que por sua vez, possui uma grande relação com problemas de ansiedade e estresse).
o aconselhável é que o paciente procure por um profissional assim que perceber qualquer sinal anormal do seu corpo, quanto mais cedo diagnosticado a dtm, mais simples é de tratar e mais rápido é o tratamento. não correndo o risco também de agravar o quadro.