clareamento dental caseiro
veja abaixo como funciona o processo de clareamento dental, dicas e todas as informações necessárias para um resultado excelente, recuperando sua autoestima e qualidade de vida.
- o que é clareamento dental caseiro ?
- como é realizado o clareamento dental caseiro ?
- quais os cuidados ao realizar o clareamento em casa?
- qual o público mais propenso aos efeitos que escurecem os dentes?
- para quem é indicado o clareamento dental caseiro ?
- quais as características do clareamento dental?
- quais as vantagens deste procedimento?
- clareamentos dentais com substâncias caseiras, podem ser aplicados?
- qual a duração do tratamento de clareamento dentário caseiro e o efeito?
- é necessário realizar retoques?
- há riscos de desgastes dentário com esse procedimento?
- quais os cuidados após a aplicação?
- como manter a saúde bucal?
- quais os profissionais envolvidos no clareamento dental caseiro ?
- quanto custa um clareamento dental?
- existem outros meios de clarear os dentes?
- não quero ir ao dentista, é possível realizar o procedimento completamente em casa?
- como escolher a melhor clínica para fazer o clareamento dental caseiro ?
conheça mais sobre outros tratamentos:bruxismo,preenchimento labial,clareamento,clareamento dentaleclareamento dentário.
a busca por um sorriso bonito e saudável têm levado cada vez mais pessoas a recorrerem aos procedimentos para clareamento dental. não se limitando ao público feminino, mas os homens do século xxi estão cada vez mais ligados nos procedimentos odontológicos e estéticos. esses tratamentos visam principalmente recuperar a cor branca dos dentes e consequentemente eliminar as substâncias que amarelam as arcadas dentárias.
o que é clareamento dental caseiro ?
o clareamento dental caseiro consiste em um procedimento odontológico indicado e supervisionado pelo dentista, porém, realizado em casa. pode ser relacionado paralelamente ao clareamento do consultório para adiantar o procedimento e conquistar resultados satisfatórios em um período menor.
como é realizado o clareamento dental caseiro ?
o clareamento dental caseiro é realizado com o auxílio de moldeiras personalizadas (semelhantes as placas de mordida utilizadas para tratamento do bruxismo) e géis clareadores. apesar da semelhança, as moldeiras são confeccionadas com um material diversificado e possui outra finalidade, que é justamente recuperar e fortalecer o esmalte dentário.
antes do clareamento, é recomendável que o paciente tire uma foto da arcada dentária para acompanhar a evolução do tratamento. no consultório, o especialista com o auxílio do alginato (“massa” que faz a moldura dos dentes, utilizada muito na confecção dos aparelhos de correção ortodônticas), que faz a moldagem da arcada dentária superior e inferior para confecção das moldagens de acordo com o paciente.
ainda no consultório, o odontologista realiza todo o procedimento necessário para preparar a arcada e receber o clareamento dental. apesar de ser um procedimento consideravelmente demorado, é mais seguro e não agride os dentes.
quem viu clareamento dental caseiro , também acessou:linhas de expressão,branquear os dentes,cirurgia buco maxilo facial,clareamento dental quanto custaecirurgia ortognática classe 3.
quais os cuidados ao realizar o clareamento em casa?
todo o procedimento realizado em casa deve ser feito sob orientação do dentista. geralmente o paciente leva o gel dental para utilizá-lo junto com a placa dental durante no mínimo 4 horas por dia. é necessário que o odontologista instrua o paciente a quantidade correta de gel que deve ser aplicado todos os dias e quantas vezes pode ser usado.
qual o público mais propenso aos efeitos que escurecem os dentes?
existem diversos tipos de alimentos e hábitos que contribuem para o escurecimento dentário, desta forma, há públicos mais propensos à esses efeitos do que outros. essa listagem está diretamente relacionada com a qualidade de vida do paciente, tais como:
- hábito de fumar;
- ingerir bebidas alcoólicas;
- consumir alimentos com alto teor de corantes;
- consumo excessivo de refrigerantes;
- ingestão excessiva de suco ácidos;
- higienização bucal irregular.
manter a higiene bucal em dia muitas vezes não é suficiente para deixar os dentes branquinhos como é o sonho de muita gente. porém, é extremamente importante para a manutenção dentária e para deixar cáries, tártaros e placas bacterianas bem longe.
para quem é indicado o clareamento dental caseiro ?
este tratamento caseiro é indicado a qualquer pessoa com idade acima dos 15 anos. isso porque crianças e adolescentes possuem a câmara pulpar (centro do dente envolvido pela dentina) muito extensa, podendo causar sensibilidade extrema e precoce.
além disso, o procedimento não é indicado para pacientes que possuem lesões, deficiências dentárias, gengivites, problemas periodontais ou que tenham passado por uma cirurgia nos dentes recentemente. como também não é recomendável o uso em gestantes, mesmo que não haja nenhuma comprovação técnica que o tratamento causa algum mau ao feto.
é necessário que o odontologista realize ainda testes e exames para evitar reações alérgicas.
quais as características do clareamento dental?
a principal característica do procedimento de clareamento dental caseiro é a facilidade. o paciente pode se submeter ao procedimento em qualquer hora de seu dia (muito priorizam o período noturno, já que a placa dificulta a comunicação) e desta forma, adaptá-lo a sua rotina.
este processo pode ser combinado ao clareamento realizado no consultório dentário, maximizando assim os efeitos do clareador.
quais as vantagens deste procedimento?
as vantagens em se submeter ao procedimento de clareamento dental caseiro são muitas e incontáveis, tais como:
- custo acessível (principalmente comparado com outros tratamentos com a mesma finalidade);
- facilidade na aplicação e manutenção;
- recuperação imediata do esmalte dentário;
- os efeitos duram em média de 1 a 2 anos;
- eliminação dos agentes que adoecem e escurecem os dentes;
- sorriso mais bonito, brilhante e saudável;
clareamentos dentais com substâncias caseiras, podem ser aplicados?
na internet encontram-se inúmeros manuais de como realizar diversas coisas sem sair de casa e sem gastar muito. com a odontologia não é diferente, com uma rápida “googlada” é possível encontrar múltiplos sites que indicam procedimentos rápidos e milagrosos, que prometem mundos e fundos dentários. porém, é importante tomar cuidado! é totalmente contra indicado por especialistas o uso de substâncias caseiras para realizar o clareamento dos dentes e muito menos tentar realizar sem a supervisão de um dentista, mesmo que com produtos ortodônticos.
um exemplo claro disso é o uso de bicarbonato de sódio, sal, limão ou água oxigenada para clareamento dos dentes. porém, são procedimentos que além de não ter eficiência em tratamentos deste tipo, ainda podem causar danos graves aos dentes e as gengivas, tais como: infecção, hipersensibilidade, queimaduras químicas e inflamação da polpa do dente. além de ter um efeito erosivo sobre o esmalte dentário, removendo-o.
qual a duração do tratamento de clareamento dentário caseiro e o efeito?
o tratamento em si dura em média 10 dias, dependendo sempre da necessidade do paciente e geralmente é o odontologista que delimita esse prazo. já os efeitos do tratamento dura em média de 1 a 2 anos.
é necessário realizar retoques?
com o passar do tempo e efeitos do tratamento há um leve escurecimento do dente, porém, jamais como era antes. desta forma, pode ser necessário realizar retoque que geralmente ocorre com três aplicações.
há riscos de desgastes dentário com esse procedimento?
não, pode ficar tranquilo! uma das características primordiais neste tipo de procedimento é justamente não afetar a arcada dentária. os produtos utilizados são seguros e não representam riscos a saúde do paciente.
também não há riscos de provocar danos à gengiva. porém, é necessário que o paciente realize o procedimento com a supervisão de um odontologista e com os produtos prescritos por ele, isso porque alguns tipos de produtos comercializados pela mídia pode sim trazer algum dano. por isso, tome cuidado!
o clareamento dental caseiro também não altera restaurações já existentes nos dentes. porém, pode ser necessário o retoque desses procedimento, já que não sofrem com a ação dos clareadores e ficam diferentes dos dentes clareados, causando uma leve desarmonia estética.
quais os cuidados após a aplicação?
durante e após a aplicação é necessário que o paciente tenha alguns cuidados especiais, tais como:
- manter a higiene bucal;
- retirar a placa de clareamento 1 hora antes de realizar qualquer refeição;
- colocar a placa de clareamento 1 horas depois das refeições;
- manter a placa de clareamento devidamente guardada após a utilização;
- manter o gel de clareamento devidamente guardado após a utilização;
- evitar alimentos que escurecem os dentes naturalmente;
- evitar fumar, o tabaco também é um dos maiores causadores do escurecimento dentário.
alguns alimentos que devem ser evitados por possuir substâncias que escurecem os dentes, são:
- café;
- refrigerantes;
- beterraba: em excesso, porque beterraba é ótimo para o sangue e o bom funcionamento de outros órgãos do corpo;
- açaí;
- vinhos tintos;
- milho;
- molhos vermelhos;
- sucos de ameixa;
- rúcula: assim como a beterraba, é um ótimo alimento para a manutenção do corpo e tecidos, porém, não deve ser consumida em excesso;
- doces, balas ou chicletes;
- amora.
é importante que o paciente se atente aos excessos, a ideia não é deixar de comer todos esses alimentos e sim não exceder. até porque a maioria deles fazem muito bem a saúde e ao corpo.
como dois lados de uma mesma moeda, há ainda aqueles alimentos que auxiliam no clareamento dentário e são super bem recomendados, tais como:
- brócolis;
- queijos;
- abacaxi;
- uvas passas;
- espinafre;
- morango;
- maça;
- pera;
- pepino;
- leite;
- gengibre;
- cenoura;
- cebola e alho;
- rabanete.
a lista é imensa. além de manter uma dieta saudável, o paciente ainda contribui para a manutenção de dentes lindos e um sorriso expressivo.
como manter a saúde bucal?
de nada adianta todos os procedimentos se o paciente não possui uma boa higienização bucal. a falta de cuidado com os dentes não apenas desencadeará a perda do esmalte dentário e consequentemente o escurecimento do dente, mas também a proliferação de placas bacterianas.
algumas dicas para manter os dentes sempre lindos e higienizados:
- fique atento aos itens de escovação: escolha uma boa escova de dente, mesmo que um pouco mais cara, sempre leve em consideração tamanho das cerdas, maciez, textura e qualidade.
- sempre porte enxaguante bucal e fio dental;
- escovação: na hora de escovar os dentes lembre-se que os movimentos nunca devem ser de cima para baixo e sim ao contrário, ou seja, sempre a direção inversa da gengiva, caso o contrário estará levando a sujeira para esse local. não se esqueça de escovar a língua e bochechas.
o auxílio de um profissional especialista poderá auxiliar o paciente em qualquer dúvida que ele tiver.
quais os profissionais envolvidos no clareamento dental caseiro ?
o profissional responsável por todo o procedimento de clareamento dental caseiro é o odontologista. o ideal é que o paciente agende uma avaliação e siga todas as prescrições deste especialista para um melhor resultado do procedimento.
quanto custa um clareamento dental?
o custo do clareamento depende muito do tipo de procedimento que o paciente fará. geralmente, o tratamento caseiro é o acessível, seguido pelo clareamento a laser que é mais caro e complexo.
agende uma avaliação e estude com o seu odontologista todas as possibilidades para um resultado satisfatório e acessível.
existem outros meios de clarear os dentes?
além do clareamento dental caseiro é possível realizar o clareamento no consultório, que consiste em um procedimento semelhante ao realizado em casa sob supervisão do dentista. a gengiva é isolada e é aplicado um gel clareador bem mais forte sobre os dentes, após é utilizado o laser ou luz de led para ativação do agente clareador. é um procedimento mais complexo e há riscos de agressão à arcada dentária do paciente, porém os efeitos ocorrem já na primeira sessão. dura em média 1 hora e o custo é mais elevado que o processo tradicional.
não quero ir ao dentista, é possível realizar o procedimento completamente em casa?
não é o mais indicado. o uso demasiado ou errôneo do gel clareador pode causar hipersensibilidade ou até inflamação no local.
o ideal é que o paciente procure auxílio de um profissional.
como escolher a melhor clínica para fazer o clareamento dental caseiro ?
apesar do aumento significativo dos procedimentos odontológicos, ninguém funda um fã clube destinado aos consultórios odontológicos. ou seja, não há pessoas apreciadoras dos serviços ortodônticos. porém, assim como outras especialidades médicas, a ortodontia também necessita do acompanhamento de um especialista para resultados satisfatórios e seguros dos tratamentos, seja ele clareamento ou outra necessidade do paciente. não adianta fugir, você precisa ir ao dentista!
abaixo separamos algumas dicas essenciais para você escolher a melhor clínica e profissional para um tratamento satisfatório:
- pesquise sobre a clínica: com uma simples busca na internet é possível alcançar informações esclarecedoras quanto ao consultório que você está ponderando para fazer o tratamento odontológico. não tenha receio de entrar em fóruns de discussões ou stalkear as redes sociais da clínica e analisar as avaliações;
- pesquise sobre o profissional: uma boa dica é você pesquisar o registro pelo nome do profissional no cro (conselho regional de odontologia);
- observe a clínica: ao visitar a clínica para fazer a avaliação ou a consulta, observe! observe os profissionais que atuam nela, atendimento e a higienização do local;
- peça referências: conselhos nunca são demais! peça referências a amigos e parentes. uma opinião de fora pode te dar mais segurança ao se submeter ao tratamento.
a clínica consulta ideal é especialista em procedimento odontológicos e estéticos. contando sempre com os melhores profissionais e tecnologias, a clínica realiza diversos tratamentos dentários, atendendo os mais diversos tipos de necessidade. com excelência em seus processos, a consulta ideal é referência no mercado e nutre apenas um objetivo: recuperar o sorriso de seus pacientes. não perca mais tempo, recupere sua qualidade de vida e autoestima! agende já a sua avaliação.