clareamento dental
veja abaixo o que é e como é realizado o clareamento dental .
- o que é clareamento dental ?
- como é realizado o clareamento dental ?
- quais as vantagens do clareamento dental ?
- há riscos neste procedimento?
- quais os cuidados ao realizar um clareamento dental ?
- clareamentos com substâncias caseiras são seguros?
conheça mais sobre outros tratamentos:enxerto ósseo,aparelho dentário,clareamento dental caseiro,aparelho dentalecirurgia buco maxilo.
o que é clareamento dental ?
o clareamento dental é um procedimento ortodôntico que tem por objetivo recuperar a coloração do esmalte dentário, proporcionando dentes mais brancos e um sorriso mais harmonioso.
este tratamento têm sido muito procurado no brasil e cada vez mais realizado no país. apesar de ser um procedimento da estética ortodôntica, o processo têm se tornado muito comum também entre o público masculino. afinal, quem resiste a um sorriso perfeito, não é mesmo?
como é realizado o clareamento dental ?
há dois tipos de procedimentos para o clareamento dental , são eles:
clareamento dental caseiro: o clareamento dental caseiro é realizado pelo próprio paciente, porém, sob supervisão de um profissional dentista. trata-se de um processo em que é utilizado uma placa dentária (semelhante a placa do tratamento de bruxismo) confeccionada de acordo com a arcada dentária do paciente, e aplicado um gel clareador. o paciente deve usar a placa ao menos durante 4 horas por dia. o tratamento dura de 7 a 10 dias, dependendo da necessidade do paciente, porém os resultados já são perceptíveis nos primeiros dias;
clareamento dental a laser: este tipo de tratamento é mais rápido que o clareamento dental caseiro, sendo suficiente uma sessão para o resultado esperado. geralmente as sessões duram em média 1 hora. o clareamento a laser consiste no uso de um gel clareador mais consiste e que possui substâncias mais fortes do que o gel utilizado no procedimento anterior. esse elemento é exposto ao raio laser ou luz de led, que por sua vez funcionam como ativadores das substâncias de clareamento.
esses procedimentos podem ser combinados entre si para um melhor resultado do tratamento.
o processo não é definitivo e costuma durar de 1 a 2 anos, dependendo do cuidado do paciente. após esse período pode ser necessário realizar o retoque do tratamento. mas, fique tranquilo! o dente não voltará a coloração que era antes.
quem viu clareamento dental , também acessou:branquear os dentes,aparelho branco,disfunção temporomandibular,tipos de clareamento dentalelinhas de expressão.
quais as vantagens do clareamento dental ?
o clareamento dental é um procedimento inovador que não apenas recupera o sorriso dos pacientes que se submetem ao processo, mas também a autoestima e qualidade de vida. neste método há uma série de vantagens, como por exemplo:
- custo acessível;
- sem sequelas ou efeitos colaterais;
- tratamento rápido e resultados simultâneos;
- facilidade;
- durabilidade do tratamento;
- resultados satisfatórios.
dificilmente uma pessoas que passa pelo tratamento de clareamento dental se arrepende do procedimento.
há riscos neste procedimento?
o procedimento é consideravelmente simples e prático. realizado por uma clínica de qualidade e profissionais especialistas não há risco nenhum, nem de desgastes dentário e muito menos de inflamações.
porém, é essencial que o paciente se atente ao consultório que realizará o tratamento. uma pesquisa rápida sobre a clínica, profissionais e observação quanto ao atendimento e higienização do ambiente, o paciente consegue ter uma ideia do local e desenvolve confiança ao se submeter ao procedimento. essa confiança facilita a adesão do processo e o trabalho do dentista.
quais os cuidados ao realizar um clareamento dental ?
assim como todos os procedimentos médicos, é necessário que o paciente tome diversos cuidados durante e após o tratamento, prevenindo assim quaisquer complicações e garantindo um resultado satisfatório. tais como:
- mantendo a higiene bucal;
- se tratando do clareamento caseiro, é extremamente importante que o paciente higienize e guarde corretamente as placas clareadoras;
- evite o consumo de substância corrosivas, como o tabaco;
- evite a ingestão de bebidas alcoólicas;
- evite o consumo excessivo de alimentos que possuem um teor alto de corantes, sendo naturais ou não. como por exemplo: beterraba, doces, amoras etc;
- invista em alimentos que auxiliam no clareamento dental , como: maçã, rabanete e brócolis.
é essencial que o paciente siga todas as orientações médicas para um melhor resultado do procedimento. e qualquer anormalidade deve ser reportada ao dentista.
clareamentos com substâncias caseiras são seguros?
limão, bicabornato de sódio e água oxigenada estão no topo da lista de substâncias caseiras que são caracterizadas como clareadores dentais. com uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar tutoriais que ensinam a misturar esses elementos com outras substâncias e formar milagrosos branqueadores, prometendo clarear os dentes em questão de dias. mas, é necessário cuidado! não há comprovações que essas substâncias são eficazes, e ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas podem acarretar sérios efeitos colaterais, como hipersensibilidade e infecções.
o ideal é que o paciente procure um médico dentista para realizar o procedimento de forma satisfatória e segura.