cirurgia ortognática maxilar
conheça mais sobre outros tratamentos:preenchimento labial,ortognática,clareamento dental,clareamento dentárioepreenchimento bigode chinês.
no artigo abaixo trataremos da cirurgia ortognática maxilar , conceito, procedimentos e tratamentos.
- o que é cirurgia ortognática maxilar ?
- como é realizada a cirurgia ortognática maxilar ?
- cuidados antes e após a cirurgia ortognática maxilar
o que é cirurgia ortognática maxilar ?
a cirurgia ortognática é um processo para correção de anomalias e distorções faciais derivadas de má formação, problemas cognitivos, síndromes ou traumas.
as cirurgias ortognáticas são divididas em duas classes: classe 1 e classe 2. a cirurgia ortognática maxilar classe 1 corrige imperfeições que fazem com que a arcada dentária superior fique consideravelmente a frente da inferior. já a cirurgia ortognática maxilar classe 2 faz o tratamento inverso, corrigindo quando a arcada dentária inferior é consideravelmente a frente da superior.
é válido ressaltar que a cirurgia ortognática maxilar é indicada para correções faciais e por consequência contribui para melhorias funcionais como a mastigação, respiração e a própria atm. porém, não é indicada apenas para tratar casos específicos como problemas de dtm (disfunção têmporo mandibular - dores e estalos).
como é realizado a cirurgia ortognática maxilar ?
a cirurgia ortognática maxilar é feita por dentro da boca, não deixando cicatrizes ou marcas no rosto. é um processo relativamente simples realizado em âmbito hospitalar com anestesia geral e dura de 2h a 4h em média.
quem viu cirurgia ortognática maxilar , também acessou:como aumentar os lábios,dicas para clarear os dentes,branqueamento dental,disfunção temporomandibularepreenchimento labial preço.
cuidados antes e após a cirurgia ortognática maxilar
após a cirurgia normalmente o paciente é liberado no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte, mas os cuidados começam meses antes do procedimento com o uso do aparelho ortodôntico (que normalmente precisa ser utilizado por alguns meses após a cirurgia para finalização do tratamento).
mesmo antes ou depois da cirurgia é necessário que o paciente mantenha uma alimentação saudável e balanceada, consultando com o odonto frequentemente para manutenção, submeta-se a todos os exames e medicamentos necessários e realize a correta higienização bucal.
após a cirurgia, alguns cuidados especiais também fazem diferença, tais como:
- nas primeiras duas semanas se atentar a ingestão de alimentos pastosos e frios e bebidas geladas. é importante incrementar a dieta com frutas, verduras e legumes;
- evitar grandes esforços com a boca, como mastigar, gritar, beijar, falar alto, cantar ou qualquer outra atividade que possa desencadear um desconforto desnecessário ou até mesmo sangramentos;
- manter-se em repouso, nada de carregar peso, realizar atividades ou exercícios físicos de nenhuma modalidade ao menos durante as duas primeiras semanas. é importante sempre conversar com o seu cirurgião odontologista para entender o prazo para retornar às suas atividades normais.