cirurgia maxilo facial
no texto abaixo trataremos da cirurgia maxilo facial , causas, procedimentos e contribuições.
o que é a cirurgia maxilo facial ?
contribuições da cirurgia maxilo facial ao paciente
como saber se é necessário a realização do procedimento cirúrgico?
conheça mais sobre outros tratamentos:enxerto ósseo dentário recuperação,enxerto ósseo,cirurgia buco maxilo,preenchimento bigode chinêsecirurgia ortognática.
o que é a cirurgia maxilo facial ?
a cirurgia maxilo facial ou cirurgia buco maxilo facial é um procedimento estético facial que visa corrigir imperfeições cognitivas, má formação ou traumas na região da face.
ela é realizada pelo cirurgião dentista especializado em cirurgia e traumatologia buco maxilo facial com anestesia geral e ambiente hospitalar. o paciente normalmente é liberado no mesmo dia, permanecendo até o dia seguinte em alguns casos.
após a cirurgia, alguns cuidados são essenciais:
higienização e limpeza bucal;
repouso;
evitar esforços e atividades físicas;
ingestão de alimentos pastosos e bebidas geladas;
evitar esforços bucais (mastigar, gritar, cantar, bochechar severamente).
dormências e incômodos são sintomas habituais e podem ser aliviados com a ingestão de medicamentos e complexas de gelo. alguns pacientes ainda desenvolvem náuseas ou ânsias de vômito, devido a anestesia e não costuma durar mais do que 24h após o processo cirúrgico. a recuperação completa pode variar entre 50 dias e três meses, dependendo sempre dos procedimentos, necessidade e situação de cada paciente.
contribuições da cirurgia maxilo facial ao paciente
quem viu cirurgia maxilo facial , também acessou:cirurgia ortognática classe 3,preenchimento labial preço,linhas de expressão,aparelho brancoecomo aumentar os lábios.
apesar de ser um tratamento longo e que envolve além do processo operatório o uso e manutenção do aparelho ortodôntico, a cirurgia maxilo facial possui um grande peso satisfatório quando colocada na balança de resultados, isso pela razão de:
corrigir as imperfeições da estrutura do rosto contribuindo para a harmonia e melhor posicionamento da face;
melhorias na dtm, chamada de disfunção temporomandibular, em outras palavras dores e estalos no maxilar/mandíbula;
melhorias significativas em outros aparelhos funcionais como mastigação e respiração;
casos de melhorias no sono, contribuindo para diminuição do ronco.
como saber se é necessário a realização do procedimento cirúrgico?
para ter ciência da real necessidade da cirurgia maxilo facial é necessário uma avaliação prévia do profissional especialista. quanto mais cedo diagnosticada essa necessidade mais fácil será o procedimento para o tratamento.
normalmente os primeiros sinais de má formação da arcada dentária surgem ainda na infância com a troca dos dentes de leites pelos permanentes. quando todos os dentes já substituídos é possível posicionar o aparelho ortodôntico para a correção da arcada, precavendo em alguns casos uma cirurgia futuramente.