cirurgia de enxerto ósseo na boca
a cirurgia de enxerto ósseo na boca é um procedimento que visa fortalecer os ossos dentários para a alocação de um novo implante.
- o que é a cirurgia de enxerto ósseo na boca ?
- como é realizada a cirurgia de enxerto ósseo na boca ?
- como funciona o processo de recuperação após o procedimento?
- há riscos ao se submeter a cirurgia de enxerto ósseo na boca ?
o que é a cirurgia de enxerto ósseo na boca ?
a cirurgia de enxerto ósseo na boca é um procedimento realizado para fortalecer a estrutura óssea da gengiva. é indicada quando o paciente necessita de um implante dentário porém há deficiência de ossos dificultando nas possibilidades de fixar o novo dente.
essa carência óssea pode derivar de diversos problemas, tais como: falta das substâncias responsáveis pela manutenção óssea do corpo (vitamina d e cálcio), perda ou extração dentária não reposta, quebras, gengivites e tártaros.
como é realizada a cirurgia de enxerto ósseo na boca ?
a cirurgia é realizada com anestesia geral pelo especialista cirurgião. pode levar de 2h a 4h e consiste na reposição daquela falta óssea com materiais do próprio paciente ou bancos de tecidos. o paciente normalmente é liberado no mesmo dia.
como funciona o processo de recuperação após o procedimento?
como qualquer outra cirurgia, o preparo pré e pós cirúrgico como o acompanhamento médico, orientações, devidas prescrições e cuidados são de suma importância para sucesso do tratamento. antes da cirurgia é essencial que o paciente se atente ao jejum e os medicamentos necessários.
após o processo é comum o paciente sentir dormências, dores leves, náuseas (causada pela anestesia) e leve edema.
os cuidados a seguir auxiliarão em uma recuperação saudável e aliviando também os sintomas pós-cirúrgicos, evitando complicações:
- complexas de gelo: auxilia na diminuição do edema (inchaço) e da vermelhidão na pele;
- repouso: a abstenção de esforços e atividades físicas podem prevenir sangramentos ou complicações no processo recuperatório;
- ingestão de alimentos pastosos e consumo de bebidas geladas;
- evitar esforços com a boca (como: falar, rir, gritar e cantar demasiadamente, como também a mastigação);
- mantenha o local sempre limpo. nos primeiros dias o paciente pode ter alguma dificuldade para higienizar a boca, mas, é necessário que a mantenha limpa evitando futuras cáries e tártaros.
há riscos ao se submeter a cirurgia de enxerto ósseo na boca ?
a cirurgia de enxerto ósseo apesar de ser um procedimento complexo é relativamente simples e com um número significativo de casos de sucesso. os riscos que ela possui são comuns entre os procedimentos cirúrgicos, tais como: infecções, edemas agravantes e sangramentos. porém, com o cuidado correto e o acompanhamento profissional esses riscos diminuem drasticamente.