canal de dente
canal em dente: quando e porque fazer
conheça mais sobre outros tratamentos:clareamento dental caseiro,valor de clareamento dental,cirurgia ortognática preço,preenchimento bigode chinêseclareamento dental.
muita gente já fez, ou ouviu falar sobre o canal em dente . mas ainda assim, grande partedas pessoas não sabem o que é, para que serve ou quando ele deve ser feito. esse procedimento diz respeito àendodontia, uma área da odontologia que tem o objetivo de tratar lesões que afetam a polpa dentária. logo,promovendo também as melhores técnicas para esses tratamentos, como o canal.
qual o momento de realizar o canal em dente?
o tratamento de canal é realizado em casos extremos onde o dentista deseja salvar a vida de um dente com apolpa dentária afetada. mas você sabe o que pode afetar a polpa dentária? cáries profundas, trincas efraturas facilitam a penetração das bactérias e podem infeccionar a polpa dentária, havendo a necessidade docanal.
existem trauma que também podem afetar o tecido e infeccionar a polpa, levando à degeneração, ou seja, àmorte da polpa, de modo que o dentista realmente precise removê-la. é importante ressaltar também que apolpa do dente é a responsável pela sensibilidade, por isso, esse tipo de infecção causa inchaço, deixa aárea dolorida e pode provocar ainda a mudança de cor dos dentes.
apesar de ser um tratamento muito comum nos consultórios odontológicos, a maioria dos pacientes aindasofrem com o medo do canal em dente ser dolorido, demorado ou tenha outras complicações.mas antes de qualquer coisa é importante entender a necessidade e os processos que envolvem um canal.
como é feito o canal em dente?
o tratamento de canal é realizado em três etapas importantes:
- anestesia, abertura da coroa e remoção do tecido;
- limpeza dos canais;
- restauração.
o primeiro passo no tratamento de canal em dente é a remoção da polpa afetada, para isso odentista realiza uma anestesia e faz a abertura da coroa para remover apenas o tecido lesionado. asradiografias ajudam nesse processo, evitando que outra parte da gengiva seja atingida.
o segundo passo no procedimento é a limpeza dos canais, nesse momento eles são raspados, esvaziados edesinfetados para que seja feito o preenchimento com o obturador que leva o nome de cimento odontológico.até esse momento o dentista pode ainda pedir novas radiografias para garantir que todo o tecido prejudicadofoi removido.
o terceiro e não menos importante passo é a restauração, onde a coroa é fechada com uma resina,reconstruindo o formato do dente. ainda que a estética do dente seja reconstruída, o paciente perde asensibilidade, pois é justamente na polpa que ficam todos os nervos.
de acordo com o grau da infecção do paciente, o tratamento de canal em dente pode demandarmais ou menos consultas.