atm dor de cabeça
no texto abaixo abordaremos sobre a disfunção em umas das articulações mais utilizadas do nosso corpo, causas, atm dor de cabeça e demais sintomas.
- o que é atm (articulação temporomandibular)?
- como é diagnosticado e identificado um distúrbio na atm (articulação temporomandibular)?
- disfunção da atm dor de cabeça e sintomas.
- como tratar um distúrbio na atm (articulação temporomandibular)?
o que é atm (articulação temporomandibular)?
a atm é a articulação que liga a mandíbula ao crânio e é compostas por disco articular, osso atemporal, líquido sinovial, fossa da mandíbula, ligamentos, cabeça mandibular e cápsula da articulação. está localizada próximo a orelha, atrás dos ouvidos e é o ligamento mais utilizado do corpo.
a articulação temporomandibular é responsável por todos os movimentos mandibulares, como: abrir e fechar a boca, fala, mastigação e etc. quando essa ferramenta não funciona como deveria, pode ser um indício de uma disfunção.
como é diagnosticado e identificado um distúrbio na atm (articulação temporomandibular)?
a disfunção têmporo mandibular pode ser identificada por profissionais odontologistas e otorrinos, através de exames de sangue, exames físicos (apalpamento da área e observações do especialista), ressonâncias magnéticas e panorâmicas.
disfunção da atm dor de cabeça e sintomas
atm dor de cabeça é um dos maiores sintomas desta disfunção na articulação. além disso, o paciente pode sentir dores na mandíbula, no pescoço, zumbidos e /ou estalos ao abrir e fechar a boca e dificuldades em executar as tarefas simples da mandíbula (mastigar, falar e etc.).
o ideal é que qualquer sinal de dor ou sintoma relacionado à uma disfunção da atm, o paciente procure um médico e submeta-se a todos os testes necessários.
como tratar um distúrbio na atm (articulação temporomandibular)?
não existe um tratamento que cure a disfunção da articulação, porém, profissionais atuam com o objetivo de amenizar as dores e recuperar a função normal da atm. as formas de tratamentos mais utilizados são:
- tratamento à base de medicamentos: aliviam as dores relaxando os músculos e consequentemente a articulação;
- tratamento à base de terapia: massagens faciais, alongamentos e outras formas de relaxamento muscular normalmente auxiliam no alívio da dor e retomada dos movimentos da mandíbula;
- complexas de calor (pano quente ou bolsa térmica) e complexas de gelo;
- procedimento cirúrgico.
o processo cirúrgico é indicado apenas em casos mais agravantes em que os tratamentos comuns não funcionam, como é o caso das fraturas e luxações.
seguir de acordo com a orientação médica pode garantir o uso de um procedimento mais assertivo.